Presidente da Câmara Municipal de Estarreja visita Porto Novo

quarta, 23 de junho 2010

O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, desloca-se a Porto Novo, Cabo Verde, para uma visita oficial ao Município geminado com Estarreja, onde dará a conhecer os resultados da campanha “Um livro para Porto Novo – Cabo Verde”. O autarca procederá ainda à entrega a uma escola de 2 computadores portáteis oferecidos pela Câmara Municipal de Estarreja.

José Eduardo de Matos e Mário Simão, em representação da Assembleia Municipal, chegam esta quarta-feira, dia 23, a Porto Novo, estando marcada para as 17h uma reunião de trabalho com a Câmara Municipal. Às 20h decorrerá o Jantar Oficial de recepção aos estarrejenses. Na quinta-feira, dia 24, a comitiva participa na programação Religiosa das Festas de São João Baptista.

No âmbito do Acordo de Geminação existente entre os dois municípios, José Eduardo de Matos visita, pela primeira vez, Porto Novo que se localiza na ilha de Santo Antão, na sequência de um convite feito pelo Presidente da Câmara Municipal de Porto Novo, Amadeu Cruz, que durante sua passagem por Estarreja, em Maio, aproveitou para, uma vez mais, convidar o homólogo a visitar a cidade durante as Festas da Cidade em Junho.

Na altura, os autarcas dos dois países de língua oficial portuguesa reuniram no sentido de delinear estratégias de intercâmbio e cooperação entre os dois Municípios ao nível da formação profissional, cultura, educação, sendo a protecção civil uma área prioritária.

A última visita oficial de Estarreja a Porto Novo aconteceu com a ida de Vladimiro Silva em 1997. O Acordo de Amizade e Cooperação entre os dois Municípios foi assinado a 1 de Fevereiro desse ano.

Relembre-se que, além de Porto Novo, Estarreja tem há 2 décadas uma geminação com La Riche, em França.

Estarrejenses oferecem 1815 livros

O Município de Estarreja promoveu a recolha de livros para Porto Novo, entre 3 de Maio e 12 de Junho, conseguindo angariar 1815 volumes.

A campanha de solidariedade intitulada “Um livro para Porto Novo – Cabo Verde” convidou os estarrejenses a oferecerem livros que terão como destino o município cabo-verdiano.

Na imagem: Visita do Presidente de Porto Novo a Estarreja