Fotografar aves no seu habitat em Salreu e Canelas

Curso do BioRia deliciou participantes

quarta, 23 de junho 2010

Dois dias de excelentes oportunidades para fotografar as aves em liberdade, no seu habitat natural… Os 18 participantes no Curso de Fotografia de Aves, promovido pelo BioRia, não só adquiriram novos conhecimentos teóricos, como saíram para o campo onde puseram em prática as técnicas para captar imagens dos animais.

A garça-vermelha, uma espécie em perigo que, nesta altura, se encontra em grande número na zona, foi um dos modelos preferidos dos formandos. O BioRia possui nas suas imediações uma das maiores colónias de garça-vermelha em Portugal, sendo ela a escolhida para mascote do BioRia, denominada GARCI.

Com uma boa dose de paciência, determinante nesta vertente da fotografia, um dos formandos, António Ferrer Correia, fotografou uma garça-vermelha a alimentar-se no arrozal.

18 participantes de diversos locais do país, de Lisboa ao Porto, tiveram a oportunidade de conhecer pela primeira vez os Percursos BioRia, onde decorreu a parte prática, mais precisamente nos Percursos de Salreu e do Rio Jardim - Canelas.

O Curso de Fotografia de Aves foi orientado por um dos melhores especialistas desta área reconhecido a nível nacional e internacional, o fotógrafo Faísca, que se dedica à vertente de vida selvagem e, em especial, à fotografia de aves, desde 2005.

Faísca colabora com diversas revistas e livros nacionais e estrangeiros da especialidade, ministrou vários cursos sobre fotografia de aves e participou em várias exposições individuais e colectivas em Portugal e no estrangeiro, tendo sido por várias vezes premiado em concursos de fotografia.

O balanço foi muito positivo tendo sido enaltecido pelos participantes a excelente iniciativa e o desejo de repetir, uma vez que esta é uma vertente, a par da observação de aves, com forte potencial para ser explorada e que atrai todas as semanas imensos visitantes a Salreu e Canelas pelas excelentes condições para a prática de fotografia de natureza.

O curso teve a direcção da Birds & Nature Tours, a primeira e única empresa portuguesa totalmente dedicada a organizar actividades ligadas à observação de aves, o birdwatching.

No próximo fim-de-semana, o BioRia vai estar presente, através do Turismo do Centro de Portugal, na 2ª Edição da ObservaNatura 2010 – Birdwatching Fair, que vai decorrer em Setúbal, uma organização da SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, que recentemente atribuiu a Faísca o titulo de Sócio Benemérito.