Ilha do Pico dança e encanta junto aos Paços do Concelho

terça, 29 de junho 2010

O Grupo Folclórico da Casa do Povo de Santa Luzia, da Ilha do Pico, Açores, esbanjou simpatia ontem nos Paços do Concelho. Após a recepção pelo Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, o grupo brindou os autarcas locais com uma pequena mostra de danças tradicionais, nomeadamente a “Chama-Rita”, música popular nos Açores.

José Eduardo de Matos deu as boas-vindas e apresentou cumprimentos ao grupo açoriano e ao Presidente da Câmara de São Roque do Pico, Luís Filipe Silva, que acompanha a comitiva. O autarca estarrejense sublinhou a importância de se fomentarem os laços de amizade e o intercâmbio cultural e a aprendizagem que sempre advém deste género de encontros para os participantes.

Composta por 50 elementos de todas as idades, e incluindo o Presidente da Junta de Freguesia de Santa Luzia, Fernando Silva, que é o presidente da direcção do grupo folclórico, a comitiva chegou a Estarreja na sexta-feira e participou, no sábado à noite, no IX Festival de Folclore das "Tricaninhas do Antuã", integrando as Festas da Vila de Salreu e das Colectividades, organizada pela Junta de Freguesia.

O Rancho Folclórico "As Tricaninhas do Antuã" é o anfitrião do grupo dos Açores. Rosário Rito, presidente do rancho de Salreu, focou a “musicalidade como falam, a graciosidade como dançam” e os aspectos culturais que trouxeram da Ilha do Pico.

“A vossa ilha-montanha veio até nós e Santa Luzia, pacata freguesia da costa norte da ilha, trouxe nas malas os seus cerca de 300 habitantes pois todos ficamos a conhecer os trajes de trabalho mas também os trajes finos e domingueiros que envergavam os nossos antepassados santaluzenses. Daqui conseguimos ouvir os seus cantares quando celebram o trabalho nas vinhas, provamos os figos e a aguardente com que acalmavam o estômago e se esqueciam do trabalho árduo do trabalho da terra”.

“Como vós, também não queremos deixar cair no esquecimento os nossos antepassados e o respeito que lhes devemos é manifestado quando dançamos e cantamos no presente o que cantavam e dançavam para esquecer um trabalho tão duro que só a música poderia suavizar”, afirmou Rosário Rito durante a recepção ao grupo da Ilha do Pico, nos Paços do Concelho.

O Grupo Folclórico do Pico está em Estarreja até sexta-feira, tendo visitado ontem à tarde a Casa-Museu Egas Moniz.

O Rancho Folclórico "As Tricaninhas do Antuã", de Salreu, promoveu o seu IX Festival de Folclore no último sábado, no Largo da Igreja de Salreu. Este ano, o evento contou com a participação de 6 grupos:

Rancho folclórico “As Camponesas” Mata Mourisca – Leiria
Rancho folclórico de Valverde – Danças e Cantares da Beira Baixa – Fundão