Estarreja deve constar da nova proposta de isenção de portagens

quarta, 30 de junho 2010

Em coerência com a posição anterior, o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, também quer Estarreja na mais recente proposta do Governo de isenção da cobrança de portagens das SCUT (auto-estradas sem custos para o utilizador).

A listagem do Governo apresenta 46 municípios atravessados pelas SCUT que ficarão isentos de portagens. O critério elaborado para a selecção da lista proposta pelo Governo foi o Índice de Poder de Compra Concelhio (IPCC).

Estarreja, apesar de reunir o critério mencionado, não consta dessa lista.

Numa comunicação ao Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos, José Eduardo Matos refere que, confrontado com a divulgação dessa lista de 46 Municípios, e tendo em conta que "da análise do estudo respectivo do INE respeitante aos Municípios da NUT III – Baixo Vouga, verifica-se que o valor do IPCC respeitante a Estarreja é de 73,6", e que o "concelho é atravessado pela A29 e A25, deve Estarreja integrar a lista dos Municípios abrangidos pela proposta de isenção, sendo que só por manifesto lapso tal não ocorreu desde o início".

O autarca solicita a devida correcção da proposta.