AEC’s envolveram 769 crianças no ano lectivo anterior

Matrículas apontam para um aumento em 2010/11

sexta, 02 de julho 2010

O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos,  assinou com as Directoras e representante dos Agrupamentos de Escolas de Estarreja, de Pardilhó e de Avanca o Acordo de Colaboração do Programa de Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC’s) do 1º Ciclo do Ensino Básico 2010/11. No ano lectivo anterior, 769 crianças, equivalendo a 74% dos alunos matriculados no 1º ciclo, usufruíram destas actividades que envolveram 69 professores. Espera-se que no novo ano lectivo, aumente o número de inscrições nas AEC’s.

O protocolo assinado esta semana nos Paços do Concelho visa assegurar as condições para a concretização das AEC’s no 1º ciclo do Ensino Básico dos Agrupamentos de Escolas de Estarreja, Pardilhó e Avanca, cumprindo-se a escola "a tempo inteiro", das 9h00 às 17h30, com a implementação das actividades do Ensino do Inglês, Música, Actividade Física e Desportiva, Expressões e Tecnologia.

Conforme explicou o vereador da Educação da Câmara Municipal, João Alegria, este é o “primeiro passo formal” que dará lugar ao concurso para encontrar a entidade gestora para a implementação das AEC’s.

A avaliação à implementação do processo no ano lectivo anterior é unanimemente positiva. “Pedagogicamente tem sido uma mais-valia crescente de ano para ano, quer em termos da qualidade dos materiais e preparação dos professores. O balanço é extremamente positivo”, avalia João Alegria.

Para esse balanço contribuíram factores como a melhoria qualitativa a nível pedagógico, a introdução da flexibilização moderada de horários, o aperfeiçoamento da plataforma electrónica das AEC’s, o reforço da articulação entre os professores das AEC’s com os professores titulares de turma, além do enquadramento das AEC’s no Plano Anual de Actividades de cada Agrupamento/Escola.

As obras na EBI Pardilhó e o consequente horário de desdobramento complicaram a participação de muitos alunos nas AEC’s. A directora do Agrupamento de Pardilhó, Lurdes Pereira, mencionou também essa “situação excepcional” e espera que no “próximo ano tudo volte à normalidade, para que haja maior viabilidade e sucesso”, até porque estas actividades “têm grande receptividade junto dos alunos”, afirmou.

Outro ponto negativo referido por João Alegria foi a dificuldade na substituição dos professores, situação criada pelo próprio Ministério da Educação com a colocação semanal dos professores. De qualquer forma, “não tivemos os alunos desocupados em nenhum momento, em nenhum tempo”, assegura o vereador.

No caso dos Agrupamentos Escolares de Avanca e Estarreja o balanço é “muito positivo”. Elsa Moinheiro, directora do Agrupamento de Avanca, refere a “adesão enorme dos alunos”, que rondou as 250 inscrições e adianta que “para o próximo ano o número de alunos vai ser bastante elevado”. A mobilidade dos professores poderá estar na origem de “uma ou outra reclamação”, mas tudo se foi reajustando e melhorando, também por força da “cooperação dos professores do Projecto Petiz que foram sempre reunindo e minimizando os problemas que iam surgindo”.

No Agrupamento Escolar de Estarreja “conseguimos implementar a flexibilização de horários, importante para a colocação de docentes e criação de horários minimamente atractivos”, afirmou João Tavares, director adjunto. A taxa de adesão às AEC’s foi de 85% tendo-se registado “um crescimento gradual” desde a implementação das AEC’s em 2006.

O professor destaca o papel da entidade gestora, Universidade de Aveiro, ao ter conseguindo “com que todas as aulas fosse cumpridas, que todas as escolas tivessem direito às AEC’s e que os docentes estivessem envolvidos nos planos anuais de actividades das escolas e no projecto educativo do agrupamento”.

Para João Tavares, “as AEC’s têm uma componente importante de apoio à família porque permite que os alunos se mantenham nas escolas mais duas horas, mas essa não é a principal mais-valia”. Estas actividades “são muito importantes porque permitem que os alunos tomem contacto com outras áreas de aprendizagem além daquelas que fazem parte do seu currículo”.

A Comissão de Acompanhamento e Avaliação das AEC’s irá concluir na próxima semana a avaliação ao processo. Todavia, um inquérito de satisfação realizado aos alunos a meio do ano revela que “a grande maioria gosta muito das actividades e dos professores”, informou o vereador João Alegria. O ano lectivo terminou com um conjunto de actividades globais como a Festa da Música, as Actividades Desportivas e o concurso EsTalento.