Estarreja e Porto Novo mais próximos

segunda, 05 de julho 2010

O intercâmbio cultural e a protecção civil são temas na agenda dos Municípios de Estarreja e de Porto Novo, no âmbito do Acordo de Geminação. Esta é uma das conclusões da visita de uma delegação estarrejense à ilha cabo-verdiana. O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, ofereceu 2 computadores portáteis, que serão destinados aos dois melhores alunos da Escola local, e deu a conhecer os resultados da campanha “Um livro para Porto Novo – Cabo Verde”. Estarreja promoveu a recolha de livros, entre 3 de Maio e 12 de Junho deste ano, conseguindo angariar 1815 volumes que serão enviados para a futura Biblioteca de Porto Novo.

José Eduardo de Matos e o seu homólogo, Amadeu Cruz, abordaram estratégias de intercâmbio e cooperação, elegendo a cultura e a protecção civil como áreas a aprofundar futuramente em acções concretas e parcerias, nomeadamente com os Bombeiros. Paralelamente foi aberta a possibilidade de ligações empresarias através da SEMA – Associação Empresarial, não só em Porto Novo como na cidade do Mindelo, por onde passou a delegação estarrejense, e aí também recebida na Câmara Municipal de Mindelo (Ilha de São Vicente), pelo Presidente substituto, Augusto Neves.

José Eduardo de Matos visitou, pela primeira vez, a ilha de Santo Antão na sequência de um convite feito pelo Presidente da Câmara Municipal de Porto Novo, Amadeu Cruz, que durante sua passagem por Estarreja, em Maio, aproveitou para, uma vez mais, convidar o homólogo a visitar a cidade durante as Festas Concelhias de S. João Baptista.

A autarquia de Porto Novo ofereceu um jantar oficial à comitiva portuguesa que incluiu ainda Mário Simão, em representação da Assembleia Municipal de Estarreja, e o Vice-presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga. De Cabo Verde estavam representadas várias entidades, nomeadamente o Secretário-geral do Primeiro Ministro, o Presidente do MPD – Movimento para a Democracia e ex-Primeiro Ministro, Carlos Veiga, bem como deputados e autarcas de Santo Antão  e de São Vicente.

A última visita oficial de Estarreja a Porto Novo tinha acontecido em 1997. O Acordo de Amizade e Cooperação entre os dois Municípios foi  assinado a 1 de Fevereiro desse ano, como agora se reviveu com o então Presidente da Câmara e actual Deputado da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Joel Santos, igualmente presente.