42 anos da abertura da Casa Museu Egas Moniz

ESPECTÁCULO COMEMORATIVO DIA 17 JULHO

segunda, 12 de julho 2010

A Câmara Municipal de Estarreja assinala a comemoração do 42º Aniversário da Abertura da Casa Museu Egas Moniz, no dia 17 de Julho, às 21h30, com um espectáculo com o Orfeão Egas Moniz e o Coro Infanto-Juvenil da Escola D’Artes de Avanca.

O concerto vai decorrer na Sala dos Vidros, no primeiro andar do Museu, num cenário cercado de obras de pintura de Silva Porto, Henrique Medina, José Malhôa, Abel Salazar, Carlos Reis D. Carlos e de peças raras de cristal de Karlsbad e vidro e cristais portugueses da fábrica da Vista Alegre.

UM POUCO DE HISTÓRIA

Na "CASA DO MARINHEIRO", transformada em CASA MUSEU EGAS MONIZ, nasceram os seus antepassados do Prémio Nobel da Medicina de 1949 e nela nasceu o Professor Egas Moniz. Para a salvar da ruína, o cientista mandou-a reconstruir em 1915 segundo um projecto do Arquitecto Ernesto Korrodi, sob a direcção do padre António Maria Pinho, tendo sido encarregue da decoração Álvaro Miranda da Granja.

Ampliou-a e enriqueceu-a, dando-lhe a feição que hoje apresenta e uma semelhança com as antigas casas solarengas do século XVIII, e decidiu que nela se criasse um Museu Regional que, conforme desejo expresso da esposa, seria denominado "CASA MUSEU EGAS MONIZ".

Em 14 de Julho de 1968, a CASA MUSEU EGAS MONIZ era uma realidade. No seu interior tudo se conserva como em tempo do insigne Professor e Investigador Científico, com excepção de algumas dependências que foram construídas para albergar as suas colecções.

O RECHEIO DA CASA MUSEU: AS SUAS VALIOSAS COLECÇÕES

A CASA MUSEU EGAS MONIZ apresenta no seu interior um belíssimo conjunto arquitectónico com os seus belos tectos em caixotão com apainelados aliado ao bom gosto do seu mobiliário de estilo D. José, D. João V, D. Maria, Luís XVI, Império, Holandês e Charão.

Como emérito e exigente coleccionador que era, com o seu bom gosto e perspicácia, Egas Moniz conseguiu ao longo da sua vida adquirir belíssimas peças que passam por inúmeras colecções e que hoje podemos apreciar deleitando-nos com o requinte e beleza de algumas peças, como é o caso de peças de Porcelana da Companhia das Índias, Cantão, Saxe, Sevres, Porcelanas e Faianças antigas Portuguesas.

Na pintura (com obras representativas da pintura portuguesa de Carlos Reis, João Reis, Falcão Trigoso, Eduarda Lapa, Silva Porto, Henrique Medina, José Malhôa, Abel Salazar, entre outros), gravura, escultura desenho, vidro (com espécies de vidro e cristais portugueses da fábrica da Vista Alegre e Marinha Grande e cristais de Bacará), na ourivesaria e tapeçaria conseguiu Egas Moniz peças de raridade e beleza, antiguidade e minúcia que hoje se encontram na CASA MUSEU EGAS MONIZ e que nos permitem vislumbrar um pouco da sua vida pessoal.

Para além da sua Secção Artística a Casa Museu Egas Moniz possui a sua Secção Científica que nos apresenta os objectos referentes às suas descobertas científicas da Angiografia, até à pragnante exposição gráfica das etapas sucessivas das investigações que conduziram à primeira visualização radiológica das artérias cerebrais do Homem Vivo e da Leucotomia Pré-Frontal.