Assinatura de Contrato Programa com a Filantrópica Veirense

quinta, 15 de julho 2010

A Câmara Municipal de Estarreja assinou o contrato programa com a Associação de Solidariedade Social Filantrópica Veirense para apoio à construção do Centro de Dia, Apoio Domiciliário e actividade social levada a cabo pela instituição sediada na freguesia de Veiros. Considerando a importância da obra social para o Município de Estarreja, num projecto aprovado no âmbito do PARES – Programa de Alargamento da Rede dos Equipamentos Sociais, respondendo a necessidades diagnosticadas que vão ser colmatadas e que tal realização comporta esforços financeiros avultados, a Câmara Municipal de Estarreja decidiu celebrar o contrato programa.

O protocolo foi assinado entre o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, e o Presidente da Direcção da Associação, João Marques Vaz e contempla um apoio financeiro de 73.940,93€, destinado ao centro em construção na freguesia de Veiros. A comparticipação da autarquia totaliza 18,5% sobre o montante não comparticipado pela Administração Central.

A comparticipação será disponibilizada em quatro tranches anuais, com o valor previsto de 18.485.23€ cada, a iniciar em 2010 e a terminar em 2013.

Para o Presidente da Direcção João Vaz a Associação Filantrópica Veirense agradece á autarquia na pessoa de seu presidente e da vereadora da Acção Social todo o apoio concedido para que o protocolo fosse uma realidade, não obstante « tratar-se de uma gota no oceano, todos os apoios juntos fazem um todo grande ».

O Presidente da Câmara sublinhou a importância deste equipamento comunitário e que a Câmara Municipal «fez questão de assinar o protocolo no espaço da obra não só para lhe dar uma maior visibilidade mas também  para que o concelho saiba que em Veiros existe uma obra com esta qualidade, até porque os equipamentos sociais não têm fronteiras e o trabalho da Filantrópica Veirense, apesar de discreto, está a ser feito e que um antigo desejo e vontade de muitos passou à concretização, revelando coragem dos responsáveis.»

O autarca concluiu que a «autarquia tem consciência das necessidades de apoio das instituições”, por isso não houve  corte no apoio previsto, apesar da crise que todos sentem e realçou o visível empenhamento das populações locais, assim como da comunidade emigrante, como aconteceu nos Estados Unidos e que, através deste protocolo, “o desafio da instituição é também o desafio da autarquia.»

O Centro de Dia terá as valências de centro de dia e apoio domiciliário num total de 60 utentes, e criará 15 postos de trabalho prevendo-se que a obra, em adiantado estado de construção, esteja concluída no primeiro trimestre de 2011.

Depois de no passado dia 7 a Câmara Municipal de Estarreja ter assinado o contrato programa com a Fundação Cónego Filipe de Figueiredo para a construção do Lar Nª Sra. do Amparo em Beduído, a autarquia vai ainda assinar este mês, no dia 27, contrato programa com a Associação Humanitária de Salreu.

27 Julho, 10h30, nas instalações da Instituição, Salreu
Associação Humanitária de Salreu [Alargamento do Lar de Idosos]