Lançamento de actividades no BioRia foi um sucesso

segunda, 19 de julho 2010

A Câmara Municipal de Estarreja procedeu ao lançamento de actividades no Centro de Interpretação Ambiental do BioRia em Salreu. Até ao final do Verão um conjunto de actividades estarão ao alcance de todos os que pretendam usufruir deste espaço único em pleno Baixo Vouga Lagunar no concelho de Estarreja. Cerca de 40 pessoas marcaram presença no lançamento das actividades de passeio em caiaque ao longo do esteiro de Salreu.

Ao longo do dia foram registados 140 visitantes dos quais 60 percorreram os Percursos de bicicleta, 14 visitaram o Percurso de Salreu no veículo eléctrico preenchendo na totalidade as vagas para os dois passeios diários, 32 fizeram uma caminha e 34 experimentaram os novos caiaques

As Visitas guiadas no carro eléctrico realizam-se todos os sábados, domingos e feriados às 9:30h e 17h00 (mediante marcação presencial no CIA ou através de email visitabioria@cm-estarreja.pt máximo de 7 participantes e mínimo 4 participantes, as visitas também podem ser realizadas a qualquer hora mediante o horário de funcionamento do CIA, desde que não hajam marcações.

De registar que cerca de 80 visitantes que conheceram pela primeira vez o projecto BioRia, manifestando o desejo de regressar e usufruir das novas valências do Projecto.

Grande parte dos novos visitantes teve conhecimento do projecto através das noticias recentemente lançadas pelo Jornal o Público e Visão que elegem o BioRia como «um dos locais de excelência para passeios de natureza».

O passa-palavra é uma forma de promoção e de atracção para  novos visitantes  uma vez que quem visita o BioRia dada a satisfação demonstrada o  recomenda a amigos e familiares.

Num dia com temperaturas bastante elevadas foram varias as espécies que brindaram os visitantes que ontem marcaram presença nos percursos do BioRia, sendo de assinalar o avistamento de uma lontra por um visitante conhecedor do espaço que efectuou a vista ao nascer do dia, uma raposa foi apanhada por uma maquina fotográfica também ao nascer do dia, através do veiculo eléctrico foi visto de perto um toirão, entre outras espécies que nesta época são avistadas com grande facilidade como o caso das cegonhas, garças vermelhas, pernilongos, águias sapeiras, milhafres, alvéolas amarelas e rouxinóis.

O Centro de Interpretação Ambienta – CIA possibilita ainda uma visita virtual pelo BioRia utilizando um guia MP4 trilingue (português, inglês e espanhol).

De forma a tornar o espaço mais atractivo e como zona de apoio a todas as actividades será inaugurada brevemente uma esplanada onde será possível consultar guias de fauna e flora, ter acesso a águas e café.

Marcações de visitas guiadas e reserva de equipamentos através do email: visitabioria@cm-estarreja.pt