Escola Padre Donaciano de Abreu Freire vai ser ampliada

terça, 20 de julho 2010

Foi assinado o contrato da empreitada de “Ampliação da Escola Básica Integrada com Jardim de Infância Padre Donaciano Abreu Freire - Freguesia de Beduído “ com o consórcio adjudicatário “CIPRIANO PEREIRA  DE CARVALHO  & FILHOS, LDA “ e  “EDIBEIRAS  - Edifícios e Obras  Públicas das Beiras, Lda.”,  no valor  de € 1.363.938,12 (um milhão trezentos e sessenta e três mil  novecentos e trinta e oito euros e doze cêntimos), acrescidos do IVA à taxa legal em vigor.

O prazo de execução da obra é de 18 meses e « decorrerá de forma faseada tendo em conta o calendário lectivo» explicou o edil estarrejense.

A empreitada compreende a construção de um novo edifício para o Pré-Escolar, com 6 salas e espaços de apoio, o alargamento e adaptação do edifício que comporta o actual refeitório. Consequentemente, o perímetro do espaço escolar será alargado para Norte.

Embora o complexo escolar esteja a funcionar em pleno, com os edifícios que o compõem, o objectivo da intervenção é integrar o Jardim-de-infância. A reabilitação, requalificação e a criação de novos espaços escolares, permitirão atingir uma maior eficiência e racionalização de recursos e funcionamento, promovendo-se a articulação física e pedagógica de acordo com o enquadramento da Carta Educativa.

CRIADA CIRCULAR À ESCOLA

A intervenção contempla ainda os arranjos exteriores, nascendo uma  nova via de circulação em redor do estabelecimento, dando resposta ao principal constrangimento que actualmente se sente na única via de entrada e saída.

Consequentemente, organizará a entrada e saída dos alunos dos transportes particulares e colectivos, criando-se condições de segurança e terminando com os actuais congestionamentos da circulação automóvel, introduzindo o sentido único circular.

O processo vai agora  ser enviado ao Tribunal de Contas para obtenção do visto e paralelamente ao Departamento Técnico de Obras para se proceder à consignação da  obra para efeitos da devida execução.

Refira-se que a autarquia lançou no último dia de 2009, o procedimento para a execução referida empreitada de ampliação cujo preço base era de 1.440.000.00 € , acrescido do IVA à taxa legal em vigor,  por ajuste directo com convite a vários interessados.

Carta Educativa do Município de Estarreja: http://www.cm-estarreja.pt/main/seccao.php?s=carta_educativa