Casa-Museu Egas Moniz: 4000 visitas num ano

sexta, 06 de agosto 2010

Eis um ano de actividade da Casa-Museu Egas Moniz, com um crescente número de visitantes e actividades, após ter sofrido obras conservação e requalificação. Neste último ano, entre Julho de 2009 e Julho de 2010, o Museu do Prémio Nobel da Medicina, único em Portugal, recebeu exactamente um total de 3976 visitantes.

Só no 1º semestre de 2010, realizaram-se 2283 visitas, um acréscimo de 26,6% em relação ao 1º semestre de 2008. As visitas são divididas pelas seguintes tipologias: públicos flutuantes, visitas de estudo e visitas organizadas.

Espectáculos e Actividades

Durante todo o ano lectivo decorreu o projecto "Egas Moniz no Jardim-de-Infância", dinamizado em parceria com o Departamento de Educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas de Estarreja. 11 Jardins-de-infância visitaram o Museu de Avanca, com o objectivo de dar a conhecer a personalidade e valorizar o saber cientifico ao serviço da humanidade.

A Casa-Museu Egas Moniz, património da Câmara Municipal de Estarreja, promoveu, desde Julho de 2009, um vasto leque de actividades relacionadas com as comemorações do 60º aniversário da atribuição do Prémio Nobel da Medicina a Egas Moniz (1949), do 42º aniversário da abertura da Casa Museu (1968) ou do I Centenário da Implantação da República.

Egas Moniz foi um participante activo tendo exercido cargos de relevância, como sejam o de Deputado, Ministro dos Negócios Estrangeiros e representante de Portugal na Conferência da Paz em 1918-1919. A Quinta e a Casa de Egas Moniz voltaram, desta forma, a ganhar vida com a realização de várias actividades.

Já em 2010 a Câmara Municipal de Estarreja, em articulação com a comunidade educativa, desde a Fábrica da Ciência Viva até às escolas locais, promoveu um vasto leque de actividades tendo sempre como fio condutor a figura ímpar de Egas Moniz nas suas várias facetas.

A comemoração do Dia Internacional dos Museus ou o Espaço Cafés de Ciência, que neste primeiro semestre contou a realização de 3 sessões (Carlos Fiolhais – Professor de Física da Universidade de Coimbra, com a palestra “Ciência no Museu”; Jorge Paiva – Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, com a palestra “Plantas Aromáticas e Medicina Popular”; e, em  9 de Julho, com o Deputado Pacheco Pereira, com a palestra “O Português Egas Moniz”) são exemplos de actividades que dinamizaram o Museu.

No dia 17 de Julho a comunidade teve a oportunidade de assistir ao espectáculo que assinalou o 42º aniversário da abertura da Casa Museu, com a actuação do Orfeão Egas Moniz e do Coro Infanto-Juvenil da Escola D’Artes de Avanca.

Reedição de Obras

Tendo como finalidade a preservação do património cultural e documental, a Câmara Municipal de Estarreja tem promovido a reedição de obras marcantes para a história do Município, como as de Egas Moniz.

O ano passado, a autarquia promoveu a reedição fac-similada da obra “A Vida Sexual”, da autoria de Egas Moniz, com prefácio e apresentação de Júlio Machado Vaz e a reedição fac-similada da obra “Confidências de um Investigador Científico” com apresentação de João Lobo Antunes que proferiu a palestra “Egas Moniz …Hoje”.

Paralelamente, o espólio da Casa-Museu tem sido frequentemente solicitado para integrar um conjunto de actividades e exposições comemorativas do Centenário da República, promovidas por várias entidades, desde Museus a Universidades.

A visibilidade crescente da Casa Museu Egas Moniz e o recentrar a figura do seu Patrono tem chamado à produção de reportagens radiofónicas a nível nacional, bem como registos de documentários e programas temáticos e de carácter turístico, marcando a Casa Museu como um dos roteiros no mapa turístico regional e que nos enche de orgulho partilhar.

Conservação Preventiva e Remodelação de Espaços

Para além da conservação preventiva da Casa-Museu, onde se procedeu à limpeza e restauro de várias peças, algumas únicas no mundo, a Quinta do Marinheiro sofreu igualmente obras de remodelação de alguns espaços, nomeadamente a adaptação do Centro de Documentação Egas Moniz a Pólo de Leitura da Biblioteca Municipal.

Entre as peças restauradas destacam-se um armário Renascença e um Contador Hispano – Árabe. Foi ainda realizada a limpeza a conservação de 3 mil obras da Biblioteca da Casa-Museu.

Projectos em curso

Com vista à necessária conservação, reabilitação e valorização de todo o espaço da Casa Museu e Quinta do Marinheiro, uma equipa multidisciplinar tem vindo a trabalhar num plano global que já mereceu o parecer favorável do IGESPAR – Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico. Um dos projectos que já avançou para concurso é a recuperação do Moinho de Meias.

Após muitos anos de abandono e degradação, tal como já aconteceu com a Casa – Museu e o Lago, a Câmara Municipal concretiza a sucessiva reabilitação deste espaço único no Município e no País, do vencedor do Prémio Nobel da Medicina.

Neste momento, e devido a um imprevisto problema com agentes bióticos no piso de madeira no rés-do-chão do edifício, a Casa-Museu terá forçosamente que fechar para trabalhos de manutenção, a partir de 9 de Agosto. A Câmara Municipal prevê que os trabalhos tenham um prazo de execução de 3 meses. Mantêm-se abertos ao público o Pólo da Biblioteca Municipal, os jardins e restantes espaços da Quinta do Marinheiro.