Autarquia apoia publicações escolares

quinta, 12 de agosto 2010

A Câmara Municipal deliberou por unanimidade aprovar a atribuição de um apoio financeiro de 500 € ao jornal “O Egas” e à revista “Preia-Mar”.

A proposta apresentada pelo vereador da Educação, João Alegria, em Reunião de Câmara, sublinha que “os jornais escolares são, pela informação que divulgam, a expressão da vida da comunidade escolar e factor de ligação das escolas ao meio em que se inserem. Permitem ainda desenvolver nos alunos competências de escrita, criação e análise crítica da realidade bem como a sua ocupação, nos seus tempos livres, em actividades e projectos formativos”.

A verba atribuída pretende fazer face às despesas com as suas edições e deve ser considerada também como factor de incentivo a continuar a sua actividade que tão prestigiosamente leva bem longe o nome das duas instituições escolares bem como o do nosso Concelho.

No ano lectivo que ora termina há dois projectos no Concelho, “O Egas”, dinamizado pelo Agrupamento de Escolas de Avanca, e a Revista “Preia-Mar”, da Escola Secundária de Estarreja.

“O Egas” é já um projecto consolidado, com 16 anos de publicação ininterrupta, já premiado com uma menção honrosa no Concurso Nacional dos Jornais Escolares, promovido pelo Jornal “O Público”, com três edições anuais, sempre num processo contínuo de elevar a qualidade e a participação da comunidade escolar e educativa.

A Revista “Preia-Mar” surge agora como um novo projecto, com a participação de um vasto leque de colaboradores (alunos, pais, professores, investigadores, etc.) abordando temáticas diversificadas, cientifica e culturalmente enriquecedoras. Trata-se de uma publicação anual com cerca de 100 páginas.


As publicações na internet:
http://aeavanca.hopto.org/docs/oegas/recentes/jornal_48.pdf
http://www.esestarreja.net/docs/site_arquivo_307_WllND79G8H.pdf