Astronomia no Verão passou pelo BioRia

quinta, 12 de agosto 2010

O BioRia promoveu na última terça-feira à noite, em parceria com a Associação de Física da Universidade de Aveiro, uma sessão de Astronomia no Verão. Tratou-se de uma actividade inédita no BioRia inserida no programa nacional ciência Viva, combinando astronomia e biologia. A visita guiada ao percurso de Salreu incluiu uma sessão de observação com telescópio e palestra ao ar livre.

Registou-se uma elevada adesão, com cerca de 50 participantes de idades muito variadas e de diferentes localidades.

A actividade teve início às 22h, com a palestra sobre astronomia a decorrer junto ao Centro de Interpretação Ambiental. De seguida foi realizada a visita guiada ao longo dos primeiros quilómetros do Percurso de Salreu tendo sido efectuadas diversas paragens onde foram focadas várias temáticas como a dinâmica do ecossistema local, vida nocturna de algumas espécies como aves de rapina, mamíferos e anfíbios, bem como identificação de constelações.

De registar a observação repentina de um mamífero numa vala na margem do percurso, cujas características indicaram a presença de uma lontra. Foram também reproduzidos sons de rapinas nocturnas que frequentemente são avistadas nesta área, assim como detectados pequenos peixes e anfíbios nas valas que acompanham o trilho.

Dada o interesse demonstrado pelos participantes e tendo em conta as condições proporcionadas, a actividade prolongou-se no tempo e os mais resistentes ainda fizeram observações no telescópio até à 1h30 da manhã.


Mais actividades BioRia http://www.cm-estarreja.pt/main/evento.php?id=1037

Website www.bioria.com


Horário Centro de Interpretação Ambiental
2ª a 6ª feira 08h30 - 13h
Fins-de-semana e feriados 9h30-12h | 14h30-19h
* Marcações de visitas guiadas e reserva de equipamentos através do email visitabioria@cm-estarreja.pt