BioRia no Verão

Já descobriu este tesouro natural?

segunda, 16 de agosto 2010

O BioRia, projecto da Câmara Municipal de Estarreja, integra, pelo quinto ano consecutivo, o programa nacional Ciência Viva no Verão, proporcionando visitas guiadas à Rede de Percursos Pedestres do Concelho. Já se inscreveu? Dê um passeio pela natureza, onde se abriga uma longa lista de espécies associadas às zonas húmidas.

As visitas inseridas neste programa nacional decorrem até dia 15 de Setembro, às quartas-feiras. A próxima será no Percurso do Rio Jardim, em Canelas, a partir das 9h30.

Os participantes são recebidos no Centro de Interpretação Ambiental de Salreu onde será feita uma breve abordagem ao projecto BioRia e a visualização de um vídeo, sendo efectuado de seguida uma visita guiada de bicicleta ou a pé aos percursos do BioRia.

Programa:

- Visitas guiadas a pé ao Percurso do Rio Jardim (18 Agosto, 15 Setembro)

- Visitas guiadas ao Percurso do Bocage (25 Agosto)

- Visitas guiadas de bicicleta ao Percurso do Rio Antuã (4 Agosto, 1 Setembro)

- Visitas guiadas de bicicleta ao Percurso de Salreu (8 Setembro)

Início das actividades às 9h30, com ponto de encontro no Centro de Interpretação Ambiental em Salreu.

Inscrições gratuitas e obrigatórias: http://www.cienciaviva.pt/veraocv/2010/

Na vertente do estudo das aves, vai ainda ser promovida a actividade "As Aves e suas curiosidades perto de si", pela SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, em Salreu, no dia 4 Setembro.

Centro Ambiental BioRia aberto diariamente

O Centro de Interpretação Ambiental (CIA) de Salreu do BioRia está aberto diariamente até Setembro, disponibilizando informação e equipamento de apoio à visitação. Localizado no início do Percurso de Salreu, o Centro de Interpretação Ambiental do BioRia é o ponto de acolhimento dos visitantes, visando a sensibilização do público para a importância do património natural.

Horário (até Setembro)
2ª a 6ª feira 8h30-13h | Fins-de-semana e feriados 9h30m-12h/14h30-19h

Visite o BIORIA com a CP O comboio é o meio de transporte privilegiado para chegada aos locais de início dos percursos.

Percursos de Salreu e do Rio Jardim: Saia no Apeadeiro de Salreu
Percurso do Bocage: Saia no Apeadeiro de Canelas e veja as indicações a poente (300m para sul)
Percurso do Rio Antuã: Saia na Estação de Estarreja e veja as indicações a poente (500m para sul)

"Ao percorrer os trilhos que seguem os esteiros de Salreu e Canelas temos a oportunidade de assistir a uma aula natural em que, a qualquer momento, podemos ser surpreendidos com a parada nupcial de um casal de águias-sapeiras, com o risco azul-metálico de uma pica-peixe em voo rasante, com a pose quieta das garças-vermelhas, que aqui se agrupam na maior colónia da espécie em Portugal, ou até com uma rela, tão verde como as plantas por onde trepa”