Veiros ganha um novo Centro

quarta, 25 de agosto 2010

Em 2011, a zona central da freguesia de Veiros estará completamente modificada. A Câmara Municipal de Estarreja tem em curso o concurso público do Arranjo Urbanístico do Centro Cívico de Veiros, com o preço base de 392.265 € e um prazo contratual de 8 meses.

A área que hoje serve de estacionamento, a poente do Pavilhão do Clube Cultural e Desportivo de Veiros, incluindo a demolição do actual edifício da Junta de Freguesia, será transformada na futura Praça do Centro Cívico. Esta será a nova sala de visitas e zona de eleição para os Veirenses vivenciarem a sua terra.

Assim se reforça a centralidade da freguesia, vocacionando a praça para actividades de carácter cultural e social, criando também uma nova dimensão urbana, que integra o novo edifício da Filantrópica e a futura sede da Junta.

Fonte ornamental, arborização e espaços verdes, mobiliário urbano e iluminação pública são alguns dos elementos que compõem a requalificação urbanística. A intervenção abrange também o jardim em frente ao Clube e Posto Médico. A área total da operação é de 3400 m2.

Devido ao ponto de conflito existente na inserção da Rua Francisco Matos com a antiga E.N 109-5, será reorganizado o tráfego, introduzindo o sentido único, redesenhando o perfil das ruas, criando mais lugares de estacionamento e fazendo crescer para norte o centro cívico.

Durante 8 meses, este será um período complicado devido à realização das obras, mas no final a intervenção trará mais qualidade de vida para os que passam, vivem e trabalham em Veiros, cumprindo o desígnio da Câmara Municipal de qualificar os centros cívicos das 7 freguesias, numa afirmação de identidade e de modernidade.