“Viva a República… em Digressão”

COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DA REPÚBLICA

quinta, 02 de setembro 2010

Integrada nas Comemorações do Centenário da República, a Câmara Municipal de Estarreja vai acolher a exposição “Viva a República… Em Digressão", nos dias 19, 20 e 21 de Setembro, na Praça Francisco Barbosa, durante todo o dia, entre as 10h e as 20h.

Esta exposição é dedicada à implantação da I República em 1910, um dos períodos mais marcantes da nossa história, em que os visitantes são convidados a acompanhar o percurso da evolução do ideário republicano, o processo de implantação da República e os principais contextos e transformações a que esteve associada.

A Câmara Municipal associando-se às comemorações, tem vindo a promover iniciativas culturais dirigidas a toda a comunidade, evocando os acontecimentos históricos de 1910 e os seus protagonistas, com especial relevância para Egas Moniz, Prémio Nobel da Medicina, que foi uma figura marcante da República tendo tido uma actuação activa na vida política, durante o primeiro quartel do século XX, ou seja nos últimos anos da Monarquia e vigência da primeira República onde desempenhou importantes cargos.

Nos dias 2 e 3 de Outubro, a “República Dança”. É mais um momento para assinalar o centenário, com um espectáculo de dança e teatro, a ter lugar no Cine-Teatro de Estarreja.

A sala de espectáculos da cidade recebe ainda no dia 5 de Outubro a apresentação do livro “Homenagem a um Republicano de Estarreja – Francisco de Moura Coutinho de Almeida D’Eça”, de Luís Augusto Eça de Matos, e um espectáculo com o Coro dos CTT de Coimbra.

Para dia 27 de Outubro está agendada uma palestra sobre Egas Moniz e a Conferência da Paz (1918-1919), por Duarte Ivo Cruz, na Biblioteca Municipal.

Até 11 de Setembro está patente ao público, na Biblioteca Municipal, a Exposição “Estórias Republicadas. Impressões que fazem História”, da Imprensa da Universidade de Coimbra, numa evocação do I Centenário da República Portuguesa. A exposição itinerante, organizada pela Imprensa da Universidade de Coimbra, pretende ser um roteiro dos momentos mais marcantes da história da instituição, desde o século XVI até aos nossos dias.

PRÓXIMAS INICIATIVAS

2 Outubro, Sábado, 22h00 | 3 Outubro, Domingo, 16h00
Dança | Teatro | 3,5€ | 2,5€ c/Desc. Habituais (60 min. M/12)

“A REPÚBLICA DANÇA”
Direcção artística: Davide Venturini/Companhia TPO e Giacomo Scalisi
Co-criação e interpretação: Peter Michael Dietz e Nuno Nunes
Desenho digital: Rossano Monti
Desenho de som: Spartaco Cortesi
Desenho de luz: Cristovao Cunha
Técnico de imagem: Luis Bombico
Técnico de luz e som: Joaquim Madail
Figurinos: Ainhoa Vidal

Uma conspiração, uma manifestação, uma intenção de futuro... A revolução republicana através de uma breve narrativa fotográfica projectada numa grande cortina suspensa no ar, ganha vida e forma pelo movimento coreográfico de um dueto masculino. A fotografia, a dança, a música e as novas tecnologias reúnem-se num projecto que utiliza imagens apelativas da história da I República para levarem ao público jovem e adulto, uma História contada com a energia do corpo em movimento.

5 Outubro, 16h00
. Apresentação do livro “HOMENAGEM A UM REPUBLICANO DE ESTARREJA – FRANCISCO DE MOURA COUTINHO DE ALMEIDA D’EÇA”, da autoria de Luís Augusto Eça de Matos
. Espectáculo com o CORO DOS CTT DE COIMBRA
[Cine-Teatro de Estarreja]

27 Outubro, 21h30
PALESTRA “ EGAS MONIZ E A CONFERÊNCIA DA PAZ”, com Duarte Ivo Cruz
[Biblioteca Municipal de Estarreja] Entradas livres

Duarte Ivo Cruz, autor de mais de 40 obras publicadas, entre as quais se destaca "Estratégia Portuguesa na conferência da Paz – 1918-1919 – As Actas da Delegação Portuguesa”. Nesta palestra evidenciará a importância desta Conferência, bem como das posições assumidas e defendidas por Portugal, onde assumiu papel relevante Egas Moniz, como Presidente da Delegação Portuguesa à conferência da Paz (1918-1919).

[site oficial das Comemorações www.centenariorepublica.pt]