Cultura: Apoiar o empenho das colectividades

sexta, 03 de setembro 2010

São 39 as candidaturas apresentadas pelas colectividades locais ao PACE – Programa de Apoio aos Agentes Culturais de Estarreja 2010. O apoio global da autarquia ronda os 145 mil euros. A Câmara Municipal de Estarreja promoveu, nos Paços do Concelho, a sessão de assinatura dos contratos programa que definem a atribuição de subsídios correntes e de capital para 2010, no âmbito do PACE.

O vereador da Cultura, João Alegria, sublinha que “o conjunto de projectos das colectividades foram objecto de cuidada análise e constituem o espelho da extraordinária capacidade organizativa e de realização das Colectividades do Município”.

Os planos de actividades apresentados são, regra geral, “mais ricos em apostas de animação, imperando critérios de rigor e de qualidade das acções propostas, e revelam a consolidação dos projectos de formação. Aprofunda-se assim a interacção entre as instituições da Comunidade, promovendo a formação de novos públicos, caminho para a consolidação do desenvolvimento sócio-cultural do nosso Concelho”, refere o autarca.

Por outro lado, os subsídios de capital pretendem melhorar “as condições das instalações sede das Colectividades, assumindo a importância das mesmas para o desenvolvimento das actividades, nomeadamente das escolas de formação”.

Presente na sessão, o presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, enalteceu a dinâmica das colectividades concelhias e o esforço e abnegação dos seus dirigentes. “Hoje conduzir uma colectividade é sempre um trabalho muito difícil, exige de nós um bom exemplo de cidadania”, afirmou. A relação da cultura com a educação é inevitável e “se queremos ter mais educação, a cultura é basilar neste aspecto”, em prol de uma sociedade mais livre e mais responsável.

Num ano de dificuldades, em que se regista uma diminuição de 10% no valor orçamentado para as colectividades, o autarca lançou um repto aos dirigentes associativos. “Este é um bom momento para darmos mais as mãos e contribuirmos todos juntos ainda mais para que o nosso município possa ser mais rico e mais desenvolvido”.

“Câmara tem papel fundamental”

Criada recentemente, a Associação de Pais da Escola da Póvoa apresentou pela primeira vez uma candidatura ao PACE. O presidente da direcção, Leonel Pires, afirma que o apoio é uma mais valia e vem “colmatar as dificuldades que temos face às despesas”. A candidatura prevê a melhoria de alguns espaços escolares.

Para a Banda Visconde de Salreu “é muito difícil sobreviver sem este tipo de apoio. A Câmara tem um papel fundamental. A banda, só por si, não teria capacidades financeiras para se manter”, afirma Raquel de Jesus, presidente da direcção. Os apoios são destinados à conservação do edifício-sede, manutenção da banda de música, aquisição de instrumentos e fardamento.

A Escola de Música é frequentada por 52 elementos, desde os 5 anos de idade, sendo necessário continuar a investir na formação, nomeadamente na aquisição de instrumentos de aprendizagem. “Fizemos um investimento recente de 15 mil euros para comprar duas tubas e um saxofone. Temos muitos miúdos a aprender”.

Raquel de Jesus afirma, orgulhosa, que “a escola está de boa saúde. Os miúdos têm um sítio onde aprendem com muita qualidade”. Prova disso mesmo são os resultados conseguidos junto do ABSRM, um “instituto muito conceituado que veio certificar os alunos” da Escola de Música da BVS. “O inspector que veio fazer o exame ficou surpreendido com o grau de exigência. Passaram quase todos os alunos com mérito e distinção e estamos à frente do ranking nacional.”

O PACE 2010 prevê a atribuição de um total de 144.631,90 €, dividido entre subsídios correntes (81.035€) e subsídios de capital (63.346,90€).

As comparticipações do PACE são atribuídas de acordo com princípios específicos e claramente definidos em regulamento próprio para que, com transparência, rigor e equidade, se apoiem as associações na prossecução dos seus objectivos.

Recorde-se que em termos globais, no que toca às colectividades das áreas do desporto, cultura e acção social, em 2009 a Câmara Municipal de Estarreja transferiu para as associações 846 mil €. Em 2008, o valor global foi de 778 mil €. Dez anos antes, esse valor era de 388 mil €.