Espaço Ciência "As Neurociências no Ensino Secundário"

<p>Esta noite, na Biblioteca, estarão presentes Arsélio Pato de Carvalho, da Universidade de Coimbra, e João Malva, Presidente da Sociedade Portuguesa de Neurociências, para debater algumas ideias simples sobre as Neurociências que devem fazer parte dos currículos do Ensino Secundário.</p>

quarta, 22 de setembro 2010

AS NEUROCIÊNCIAS NO ENSINO SECUNDÁRIO
4ª feira | 22 Setembro ’10  l  21h30>23h00

Arsélio Pato de Carvalho, Universidade de Coimbra
João Malva, Sociedade Portuguesa de Neurociências

Os conceitos fundamentais da Biologia Molecular, dos receptores e dos mecanismos de sinalização celulares, e agora das Neurociências, são ainda pouco abordados no Ensino Básico e Secundário. Apesar de acessíveis a um aluno de 14 ou 15 anos, as “ideias fundamentais” destas áreas da ciência simplesmente não aparecem nos programas escolares, que não deixam flexibilidade para os professores ampliarem a sua estrutura.

Na Biblioteca Municipal de Estarreja estarão presentes Arsélio Pato de Carvalho, da Universidade de Coimbra, e João Malva, Presidente da Sociedade Portuguesa de Neurociências, para debater algumas ideias simples sobre as Neurociências que devem fazer parte dos currículos do Ensino Secundário, até porque o seu conhecimento ajuda a compreender doenças mentais cada vez mais frequentes, como a doença de Alzheimer, a epilepsia, a esclerose múltipla, a depressão, o efeito do uso de drogas, entre outras.

Venha apresentar o seu ponto de vista ou informar-se, um pouco mais, de como se pode promover o ensino em ciências e sobre neurociências!

data 4ª feira, 22 Setembro ‘10
local  Biblioteca Municipal de Estarreja