“Economia, o factor de reinvenção do Município” Tensai inaugurou nova unidade no Eco-Parque

quarta, 22 de setembro 2010

O Ministro da Economia, Vieira da Silva, inaugurou no Eco-Parque Empresarial de Estarreja uma nova fábrica da Tensai Indústria SA. A empresa familiar portuguesa dedicada ao fabrico de frigoríficos e outros equipamentos de frio concluiu um investimento de 22,6 milhões de euros para ampliar a capacidade de produção em Estarreja. A expansão permitirá ao grupo exportar mais, reforçar as vendas da sua marca própria e lançar novos produtos no mercado.

O investimento em Estarreja faz parte de uma reestruturação das operações da Tensai, que passou pelo fecho de duas fábricas em Aveiro e na Trofa, cujas actividades foram transferidas para uma unidade criada de raiz. “As duas empresas produziam 150 mil unidades por ano e esta vai passar a produzir 2.850 unidades por dia, o que dará entre 640 e 650 mil por ano”, disse o presidente da Tensai, João Preto.

Durante a sessão oficial, o presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, salientou que “esta Fábrica, moderna, inovadora e agradável, significa o que queremos para o Eco-Parque. Outros números globais provam-no claramente. Temos um total de 18 novas Empresas que já contratualizaram 24 Lotes e a criação de 727 postos de trabalho”.

O autarca destacou ainda o Projecto PIN – Potencial de Interesse Nacional da CINCA pela sua dimensão e impacto visíveis num “investimento previsto e faseado de 300 Milhões de Euros e a criação de cerca de 800 Postos de Trabalho. O seu PIN apressou a imprescindível Revisão do Plano de Pormenor do E-PE”, dadas as dimensões do terreno necessário para a sua instalação, 450.000 m2.

Dirigindo-se ao Ministro da Economia, José Eduardo de Matos, afirmou que “ainda agora começámos e já estamos a ampliar o Eco-Parque, visando a duplicação da sua área e reforçando (mais) as acessibilidades rodoviárias/ferroviárias. Avançámos para a concepção de uma Área Social, cujo projecto está pronto, contendo valências complementares e de suporte (da formação aos serviços), aproveitando a oportunidade dos fundos europeus. E a infra-estruturação da ampliação deste Eco-Parque, como já falamos, necessita que a breve revisão da Contratualização nos comparticipe…”

O presidente do Município vê na Economia, “o factor de reinvenção do Município, criando Emprego, dando oportunidades aos Jovens, com impacto no Comércio local e na Coesão Social”.

A inauguração oficial das novas e modernas instalações fabris da Tensai contou com a presença de clientes, dos mais diferentes Países, fornecedores, Empresários do distrito, membros do Governo, Deputados, representantes da Câmara Municipal de Estarreja e outras entidades públicas e privadas.

Hoje o grupo está instalado em Estarreja nascendo da fusão das duas empresas do grupo do Norte do país (Aveiro e Trofa), numa fábrica desenhada com princípios de sustentabilidade ambiental e de melhoria das condições produtivas na perspectiva dos seus trabalhadores.