CERCIESTA assinala abertura do novo Ano Lectivo

Centro de Acolhimento para Adultos é uma necessidade premente

sexta, 24 de setembro 2010

A CERCI de Estarreja assinala a abertura do Ano Lectivo 2010-2011 esta sexta-feira, dia 24. A sessão terá início às 14h30, nas instalações da instituição, no centro da cidade.

A instituição que actualmente acolhe cerca de meia centena de utentes traça objectivos para o novo ano. A criação de um centro de acolhimento para adultos é um projecto anunciado pela presidente da direcção, Maria de Lurdes Breu. “Alguns dos nossos utentes, recebemo-los com tenra idade, mas hoje eles são já um grupo de respeitáveis seniores a quem amamos muito e não queremos perder de vista, por isso, uma das nossas metas é criar o Centro de Acolhimento Nossa Senhora do Monte. É um desafio que não enjeitamos, nem aceitamos adiar”.

A instituição quer ter a solução para jovens e adultos com deficiência para quem não existem respostas. “E aqueles, crianças ainda, “obrigados” pela lei de uma qualquer inclusão a frequentar o ensino regular até aos dezoito anos para onde vão depois desta estadia, pelas salas de aulas! Vão para casa? Fazer o quê? Com quem? Ainda hoje e todos os dias fazemos a mesma pergunta. Por isso apostamos já em novas valências e preparamo-nos para o futuro”.

Na abertura de mais um ano lectivo, a instituição aproveita para partilhar “o nosso espaço, a nossa realidade, os nossos problemas, os nossos sonhos e projectos, com muita gente, com toda a gente. Somos a CERCIESTA, uma instituição de solidariedade com mais de três décadas ao serviço dos cidadãos com deficiências físicas, comportamentais, e, de aprendizagem”, afirma Maria de Lurdes Breu.

14h30 Sessão Solene
. Cerciesta Resultados e Projectos para 2010-2011, Ana Maria Vaz
. Apresentação do livro "O Outro lado da Coisa", de Edgarde Panão, pela presidente da direcção, Maria de Lurdes Breu
. Intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos