Sessão de Abertura do Ano Lectivo: Escola de qualidade para os 3734 alunos é o objectivo do Município

segunda, 27 de setembro 2010

A Câmara Municipal de Estarreja assinalou o início do ano lectivo 2010/11 para 3734 alunos, 430 professores e 143 funcionários. A Sessão de Abertura aconteceu no último sábado, na Escola Básica Integrada de Pardilhó, onde foi visitado o novo Centro Escolar, o primeiro do concelho com um modelo integrado, que compreende desde o pré-escolar ao 3º ciclo do ensino básico com “todas as vantagens pedagógicas e de gestão” associadas.

Um motivo de orgulho para a autarquia estarrejense, conforme afirmou João Alegria, vereador da Educação. “Estão dados passos bem definidos para uma escola de qualidade, capaz de proporcionar aos alunos todas as condições para que aprendam mais e melhor”, sublinhou.

Este é o primeiro Centro Escolar dos quatro previstos na Carta Educativa do município. Uma aposta que o Ministério da Educação aprovou mas que hoje questiona, criticou o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja.

José Eduardo de Matos quer uma “resposta coerente em todo o Município”, que passará pela existência de quatro agrupamentos escolares, dividindo-se o actual “mega” agrupamento de Estarreja e criando-se um novo em Salreu, sediado na futura Escola Sul do Concelho. Em Avanca, a autarquia defende a junção da EB 2,3 com a Escola do Mato. “Não nos vamos desviar dos nossos objectivos”, reafirmou José Eduardo de Matos, que espera que a tutela reconheça o modelo proposto pela Câmara de Estarreja.

Em Beduído, terá inicio, em Outubro, a empreitada de ampliação da Escola Básica Integrada com Jardim-de-infância Padre Donaciano Abreu Freire. A Câmara Municipal vai lançar o procedimento de contratação para a construção da Escola Básica Integrada com Jardim-de-infância do Sul do Concelho – Salreu.

Vai entrar em obras dentro em breve a Escola Secundária de Estarreja. A intervenção terá um prazo de execução de 13 meses e um orçamento estimado de 10 milhões €. Uma obra da Parque Escolar EPE.

O Presidente da Câmara apelou à comunidade escolar para que valorize os muitos recursos disponíveis: desde os recursos humanos, aos bons equipamentos. “Estamos a criar mais condições para dotar o nosso ensino de padrões maiores de qualidade”, afirmou.

Também a palestrante Isilda Pegado, ex-Deputada e membro da Comissão de Educação, Ciência e Cultura na Assembleia da República, elogiou o empenho dos responsáveis autárquicos nesta matéria. Após ter proferido a palestra “À Conversa sobre… Educar, um desafio à Comunidade”, Isilda Pegado mostrou a sua satisfação por ter encontrado, em Estarreja, “autarcas tão empenhados na Educação” e ter testemunhado “a tal interacção de toda a sociedade em prol da Educação”.

A sessão que a Câmara promove todos os anos é o momento em que a autarquia dá as boas-vindas aos agentes educativos e homenageia os que se aposentaram no ano lectivo anterior. Este ano, foram ainda distinguidos os melhores alunos do 9º e 12º anos e os participantes no Concurso de Ideias 2010.

A autarquia apresentou o Programa Municipal de Educação, que reúne um conjunto de actividades, projectos e recursos disponibilizados pela Câmara nos seus diversos âmbitos, “desde as AEC, educação para as artes, para a ciência, para a cultura, para a leitura, para a actividade física e desportiva. No fundo, com um carácter transdisciplinar desafiamos as escolas a aderirem”, afirmou o vereador da Educação, João Alegria.


Nova Escola é inaugurada no Centenário da República

A inauguração do novo Centro Escolar de Pardilhó vai acontecer no dia 5 de Outubro, terça-feira, às 12h00, inserida numa acção de inauguração simultânea, à escala nacional, que celebra o Centenário da República.

A intervenção em Pardilhó adaptou os espaços do 1º ciclo, que funcionava em instalações mais antigas. A ampliação e requalificação dos espaços escolares representou um investimento global de 939.499,12 €, com uma comparticipação de 70 % do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

A obra aumentou de 8 para 11 as salas destinadas ao 1º ciclo. Em paralelo foi criado um espaço polivalente e espaços de apoio (wc’s, vestiário para pessoal não docente e gabinete de atendimento).


MELHORES ALUNOS 9º E 12º ANOS

. Rui Filipe Dominguez de Oliveira – melhor aluno do 9º ano do Agrupamento de Escolas de Estarreja no ano lectivo 2009/10

. João Gabriel Fava Matos Pombo – melhor aluno do 9º ano do Agrupamento de Escolas de Avanca no ano lectivo 2009/10

. Daniela Filipa Tavares Pereira – melhor aluna do 9º ano do Agrupamento de Escolas de Pardilhó no ano lectivo 2009/10

. João Pedro Ferreira Santos – melhor aluno do 9º ano da Escola Secundária de Estarreja no ano lectivo 2009/10

. Bárbara André Costeira – melhor aluna do 12º ano – Ensino Regular da Escola Secundária de Estarreja no ano lectivo 2009/10

. Raquel André Costeira – melhor aluna do 12º ano – Ensino Regular da Escola Secundária de Estarreja no ano lectivo 2009/10

. Yvonne Amador – melhor aluna do 12º ano – Ensino Profissional da Escola Secundária de Estarreja no ano lectivo 2009/10


Concurso de Ideias 2010

A ideia vencedora do Concurso de Ideias 2010 foi o projecto da aluna Ana Resende com o projecto de reaproveitamento e reciclagem de cigarros em tecido. A aluna de 16 anos, do 12º ano, explica que este é um “projecto inovador, sustentável e rentável”. Ana Resende estava confiante que iria ganhar, pois “trabalhei imenso e foi reconhecido. Estou muito contente”. O próximo passo é registar a patente e vendê-la.

As outras ideias apresentadas foram as seguintes:

. Elisabete Henriques – Projecto de Take away de comida saudável;

. Paula Morais e Eduardo Figueira – Projecto de Construção de carrinhos de compras para pessoas com mobilidade reduzida;

. Andreia Rebelo – Projecto de construção de um caderno digital touch;


Durante a sessão de abertura do ano lectivo, decorreram dois momentos musicais com a participação dos participantes no concurso ESTalento, inserido nas AEC – Actividades de Enriquecimento Curricular, e um Recital de Poesia, pelo Clube de Poesia da Biblioteca Municipal.


Ano Lectivo 2010/2011
Rede pública escolar do Município de Estarreja

3734 Alunos (Pré-escolar 356; 1º ciclo 1105; 2º ciclo 602; 3º ciclo 936; Secundário 735)
430 Professores
143 Funcionários

3 AGRUPAMENTOS ESCOLARES
. Estarreja (1385 alunos)
[Escola EB 2,3 Padre Donaciano de Abreu Freire]
- Paço
- Póvoa
- Agro
- Santo Amaro
- Pinheiro
- Cabeças
- Senhora do Monte
- Laceiras
- Canelas
- Terra do Monte
- Vale dos Castanheiros

. Avanca (678 alunos)
[Escola EB 2,3 Prof. Dr. Egas Moniz]
- Bandeira
- Congosta
- Mato nº1

. Pardilhó (478 alunos)
[EBI - Escola Básica Integrada de Pardilhó]

1 ESCOLA SECUNDÁRIA (1193 alunos)