Sábado: Visitas guiadas aos Moinhos de Canelas e ao Centro de Salreu

JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO

quarta, 29 de setembro 2010

O Município associa-se às Jornadas Europeias do Património, que em 2010 têm como tema “Património: um mapa da História”. No próximo sábado, realizam-se novas visitas guiadas e gratuitas ao património histórico local, designadamente aos Moinhos de Canelas e ao Centro Cívico de Salreu.

Quem deseje conhecer o Património de Estarreja de uma forma mais profunda, pode fazê-lo devidamente acompanhado por especialistas, para lá de uma mera observação ou contemplação.

“As pessoas passam e nem olham para as belezas que temos”, constata o Vereador da Cultura do Município de Estarreja, João Alegria. O objectivo é “dar a conhecer à comunidade” o património local que deve ser “apreciado e vivido”, convida o autarca.

Nestas incursões a sítios com história, revisitam-se paisagens, lembram-se figuras e evoca-se o passado, sensibiliza-se o público para a diversidade do património e para a importância da sua salvaguarda e valorização.

É mais um “factor de atracção, conjugando com outras ‘descobertas’, quer do ponto de vista do património cultural edificado (Casas-museu) e natural (BioRia e percursos naturais)”, afirma João Alegria, adiantando que esta é uma “primeira iniciativa que queremos que tenham outros momentos”.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia e envolvem cerca de 50 países, tendo como objectivo a promoção e valorização do Património. Estarreja marca presença nesta parceria com o IGESPAR – Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, entidade coordenadora nacional das Jornadas Europeias do Património.

No último sábado, dia 25, a primeira visita guiada realizou-se no centro da cidade de Estarreja, com passagens pela Casa dos Morgados de Santo António da Praça, Paços do Concelho de Estarreja, Praça Francisco Barbosa e Avenida Visconde de Salreu.

A próxima visita realiza-se no sábado, 2 de Outubro, com o seguinte programa:
        
14h30 Moinhos de Canelas, por Armando Carvalho Ferreira
[Ponto de encontro: Igreja Matriz de Canelas]

16h00 Centro Cívico de Salreu, por Marco Pereira
[Ponto de encontro: Igreja Matriz de Salreu]