Escola Padre Donaciano comemorou a República

quinta, 07 de outubro 2010

O Agrupamento de Escolas de Estarreja assinalou o Centenário da República com um programa que envolveu toda a comunidade escolar. Foi criada a Equipa do Centenário da República para a preparação das actividades. O presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, e o Vereador da Educação, João Alegria, participaram no evento.

A representação do discurso do Republicano José Relvas, que foi festejado pelos alunos que acenavam a bandeira nacional que eles próprios fizeram, foi um dos momentos altos das comemorações, engalanadas pelo descerrar do “Quadro da República”, da autoria da professora Isabel Reis.

As comemorações mobilizaram a escola e os alunos formaram uma ideia mais precisa do que foi a I República. Com solenidade, os estudantes tocaram e cantaram o Hino Nacional e hastearam a Bandeira Nacional.

Simbolicamente foram lançados 100 balões alusivos aos 100 anos da República e libertados pombos pelo clube de Columbofilia da Escola Padre Donaciano.

A Exposição da República com trabalhos produzidos pelos alunos do Agrupamento, desde o pré-escolar ao 9º ano, retrata essa época histórica.

A efeméride é evocada no jardim da escola onde foi plantada a Árvore do Centenário da República e colocada uma Placa Comemorativa.