Cartas de Jogar em Portugal e a sua expansão desde o século XVI

quinta, 07 de outubro 2010

Nos dias 8 e 9 de Outubro, realiza-se em Lisboa, pela primeira vez, a reunião anual de duas associações dedicadas ao coleccionismo e investigação das cartas de jogar, a International Playing Card Society e a Asociacon Española de Coleccionismo y Investigacion del Naipe.

No dia 8, na Universidade Nova de Lisboa, realizam-se 4 conferências, onde a Câmara Municipal de Estarreja se fará representar pela Conservadora da Casa Museu Egas Moniz, Rosa Rodrigues, com a comunicação "Egas Moniz e o Jogo".

Pelas 18 horas é inaugurada uma exposição na Biblioteca Nacional, com objectos de fabrico e cartas de jogar, onde estarão expostas peças do espólio da Casa Museu Egas Moniz, nomeadamente baralhos de cartas e gravuras.

A Imprensa Nacional/Casa da Moeda, como depositária da Real Fábrica, aliou-se ao projecto e lançou também uma edição limitada de 5 baralhos portugueses dos séculos XVIII e XIX.