Jogadores de renome no Torneio de Xadrez do CRE

terça, 12 de outubro 2010

O Torneio de Xadrez do Centenário do Centro Recreativo de Estarreja (CRE) teve sabor internacional, com seis federações representadas. Foi precisamente um dos visitantes, o Grande-Mestre (GM) sérbio Dragan Paunovic, que veio da Galiza para levar o primeiro prémio, somando oito pontos em nove possíveis, com melhor desempate sobre o único jogador que o venceu, o Mestre Internacional (MI) paraguaio José Cubas, a representar a Assembleia Figueirense. Completou o pódio, o melhor português, o GM Luís Galego.

Os estarrejenses tiveram a oportunidade de assistir a uma disputa ímpar, com a presença de praticantes de renome do xadrez nacional e internacional.

Durante todo o dia de sábado, na Escola Secundária de Estarreja estiveram presentes 132 jogadores, de 25 clubes. De referir também a participação de um número muito significativo nos diferentes escalões jovens (sub-18, sub-16, sub-14, sub12, sub-10 e sub-8).

A cerimónia de encerramento, com a entrega de prémios, decorreu no final do dia com a presença do Vice-presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Abílio Silveira, e do Director da Prova, António Luís Ferreira. O autarca responsável pelo pelouro do Desporto ficou muito satisfeito com os rasgados elogios feitos ao Torneio, como sendo um dos melhores, senão o melhor realizado no nosso país. Abílio Silveira deixou o desafio ao CRE e à sua Secção de Xadrez para que aumente o número de jogadores na colectividade, nomeadamente na formação.

Entre os jogadores participantes com títulos atribuídos pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE) e pela Federação Nacional, destacam-se ainda os GM Internacionais Aleksa Strikovic, Alejandro Hoffmann e António Fernandes, o MI António Fróis e Ruben Pereira, o Mestre FIDE Jorge Ferreira e os Mestres Nacionais (MN) Carlos Carneiro, José Padeiro e Vítor Morais.

Na prova estiveram ainda o Campeão Nacional Absoluto de 2009, o MI Ruben Pereira, assim como a Campeã Nacional Feminina de 2010, Ana Margarida Ferreira, jogadora do ACR Vale de Cambra.

Da equipa olímpica portuguesa, que disputou recentemente as Olimpíadas de Khanty-Mansysk, composta por 5 jogadores, estiveram presentes 3 jogadores.

O torneio está inserido nas comemorações do Centenário do CRE. O evento contou com o apoio da Câmara Municipal de Estarreja e Associação de Xadrez de Aveiro.

Notícia e resultados http://www.xadrez64.com/noticia/1044