Biblioteca Municipal: 6 anos com mais de 5600 utentes

quarta, 13 de outubro 2010

6 anos depois da sua inauguração a 9 de Outubro de 2004, a Biblioteca Municipal de Estarreja tem inscritos 5610 utentes, dos quais 1678 são crianças e jovens menores de 18 anos.

O fundo documental é constituído por 48 249 volumes catalogados, incluindo títulos das secções de adultos e infanto-juvenil, fundo regional e local, audiovisuais e periódicos.

Em seis anos de funcionamento, a Biblioteca regista 74 779 empréstimos, numa média anual de 12 463 empréstimos.

A efeméride foi assinalada na última semana, culminando no dia de aniversário, 9 de Outubro, em que decorreu a acção de formação “Poesia e Educação Global” orientada por José António Franco, que deu aos participantes dicas e técnicas de como educar e incentivar as crianças e os jovens no dia a dia para a leitura e a poesia.

O Espectáculo “ O Jardim das Artes” com o grupo Contas e Arte, de Ana Couto e Carlos Vieira, foi um momento mágico de música, poesia, teatro e dança, que contagiou todos os presentes.

Na sexta-feira, a Biblioteca lançou a iniciativa Crossing Zone, com a presença de 3 turmas da Escola Secundária, sensibilizando os estudantes para esta forma de troca de livros em cadeia. Como Crossing Zone, a Biblioteca passa a disponibilizar 20 livros para iniciar este conceito de biblioteca sem fronteiras.

A palestra “Bibliotecas, uma revolução permanente”, com Henrique Barreto Nunes, focou a importância das Bibliotecas e a forma como estas têm evoluído ao longo dos tempos. Uma biblioteca é um serviço e um espaço em constante revolução e crescimento.

Nesse mesmo dia foram entregues os prémios do concurso literário e de melhor leitor e lançada a 3ª edição do concurso literário “Era uma vez na Biblioteca…”.

Os melhores leitores 2009/2010, que receberam um livro de acordo com os seus gostos literários, foram:

Escalão Infantil: Nuno Tavares de Jesus
Escalão Juvenil: Miguel Tavares Clara
Escalão Adulto: Mariana Araújo Tavares

Os vencedores do concurso literário foram:

- Escalão dos 3 aos 10 anos: a turma do 4.º ano (ano lectivo 2009/10) do Jardim-Escola João de Deus (cada aluno recebeu um livro, e também a biblioteca da instituição recebeu um conjunto de 4 livros);

- Escalão dos 11 aos 14 anos: Mara Cabilhas (recebeu um conjunto de 4 livros).

Concurso Literário “Era uma Vez na Biblioteca…”

A 3ª edição do Concurso Literário “Era uma vez na Biblioteca…” destina-se a crianças e jovens dos 3 aos 18 anos.

São objectivos deste concurso criar e consolidar hábitos de leitura e de escrita, incentivar a escrita criativa e valorizar a expressão literária, promover a Biblioteca Municipal de Estarreja e valorizar a cultura Estarrejense.

Subordinados ao tema “Era uma vez na Biblioteca…”, os contos infanto-juvenis deverão fazer uma alusão à nossa Biblioteca.

Entrega dos trabalhos: 9 Outubro de 2010 a 9 de Junho de 2011

Público-alvo: 3-18 anos

Modalidade: Conto Infanto-Juvenil

PRÉMIOS

3 aos 10 anos

11 aos 14 anos

15 aos 18 anos:
Prémio Menção Honrosa para a melhor ilustração

O Regulamento do Concurso poderá ser consultado no site da Câmara Municipal (http://www.cm-estarreja.pt/main/balcao_virtual.php?seccao=43®isto=1623).

A Biblioteca foi inaugurada a 9 de Outubro de 2004 após a reconstrução da antiga Casa dos Leites, edifício apalaçado construído no princípio do séc. XX como habitação da referida Família e posteriormente Colégio. Todo o interior foi reestruturado e reconvertido às novas funções, tendo-se privilegiado a recuperação da fachada histórica.

O ano passado abriram os primeiros dois Pólos de Leitura da BME. A 28 de Setembro de 2009, foi inaugurado o Pólo de Leitura em Avanca que funciona no Centro de Documentação Egas Moniz, junto à Casa-Museu. No dia 8 de Outubro de 2009, Pardilhó recebeu o segundo Pólo da BME, no edifício da Quinta do Rezende.