III Encontro da Rede Social “Pequenos gestos contribuem para grandes feitos”

sexta, 15 de outubro 2010

As portas do III Encontro da Rede Social estão abertas até amanhã a todos os interessados que queiram visitar a exposição das associações e entidades concelhias, entre as 9h30 e as 22h. A reciclagem e o voluntariado são os temas em destaque no encontro deste ano.

Na sessão de abertura, ontem de manhã, o presidente da Câmara Municipal referiu que este encontro é “mais um sinal do esforço que todos têm desempenhado para que possamos ter uma Rede Social mais efectiva”. O evento “serve também para mostrar à comunidade que há um enorme riqueza escondida, que a maior parte das vezes a comunidade não conhece e menos reconhece”, salientou José Eduardo de Matos que reforça o convite à população para que visite o Encontro. “No município há muita e boa gente que se dedica aos outros e tem um sentido de comunidade muito forte”, aplaudiu.

A vereadora da Acção Social, Rosa Simão, mostrou-se muito satisfeita “por estar rodeada por tantas instituições, associações, voluntários, tanta gente que faz parte da nossa Rede Social”. Destacou a articulação entre todos em prol de um município melhor. “Isto é que é a Rede para mim”, afirmou com alegria agradecendo a todos os participantes.

A CERCIESTA é um desses exemplos e demonstrou-o com a actuação do seu Grupo Folclórico. “A Cerci demonstrou aqui hoje que dança, canta, ri, chora, grita, que tem direito à atenção e carinho”, afirmou com emoção a presidente da direcção da instituição Maria de Lurdes breu, referindo que o objectivo é “demonstrar, mais uma vez, que apenas somos diferentes no ritmo de fazer as coisas. Temos os mesmos sonhos e direito a viver”. Maria de Lurdes Breu elogiou esta “iniciativa extraordinária” que “melhorou imenso”, além do que a participação “está a ser notável”.

Outro momento em destaque foi o desfile ecológico da Escola 2,3 Egas Moniz de Avanca. O Gil, 12 anos, do 7º ano, explicou que os alunos reutilizaram “resíduos com criatividade e empenho”, usando “materiais diversificados”. E deixou a mensagem do grupo escolar: “pequenos gestos contribuem para grandes feitos”.

A Joana, 13 anos, do 8º ano, foi uma das modelos que participou no desfile. Inspirou-se num vestido da actriz Rita Pereira, e com recurso a materiais usados, designadamente sacos plásticos e tule de um fato de carnaval, criou um vestido muito original.

Uma das colectividades que já tem marcado presença neste Encontro, como parceira da Rede Social, é a Associação Desportiva Arsenal de Canelas. O objectivo do clube é “ocupar a juventude. Prestamos um bom serviço à comunidade e temos um papel fundamental na formação da juventude. Não somos só desporto, somos também formação”, disse Mário Lapa, presidente da direcção da colectividade.

O dirigente considera que a organização do encontro tem evoluído e com uma representação muito positiva das diversas colectividades de âmbito social, desportivo e cultural. “Cada vez mais há-de ser melhor”, exclamou Mário Lapa.

Manuel Reis, bombeiro profissional, dos Bombeiros Voluntários de Estarreja, espera que a comunidade esteja receptiva porque este encontro pretende “demonstrar que as associações e colectividades têm mais para dar”.

Entre as actividades do Encontro previstas destacam-se: exposição permanente de artesanato local e produtos regionais, desfile ecológico, teatro, dança, actuações de grupos locais, pintura, passeios a cavalo, pintura facial, modelagem de balões, workshops e animação infantil.

» As imagens do primeiro dia do Encontro estão já disponíveis no Menu Multimedia
Link: http://www.cm-estarreja.pt/main/galeria_fotos.php?gal=82

» Programa completo: http://www.cm-estarreja.pt/main/evento.php?id=1055