Gala Desportiva Sénior dá a conhecer trabalho com os +55

quarta, 03 de novembro 2010

“Desde o artesão construtor de barcos até ao professor, passando por comerciantes e gente que trabalha a terra, à hora marcada e bem cedo, os alunos de Pardilhó estão sempre bem-dispostos e prontos para trabalhar e marchar!”

A apresentação anunciava a turma de Pardilhó +55. Composta por 57 alunos, foi a primeira a pisar o palco do Cine-Teatro Municipal, no último sábado, na Gala Desportiva Sénior, que se realizou pela primeira vez no Festival Sénior de Estarreja.

Ao longo da tarde, o público ficou a conhecer os rostos, a energia e vivacidade dos alunos da Ginástica de Manutenção do programa + 55, da Escola Municipal de Desporto. Apoiados pelos seus professores, estas turmas treinaram durante todo o mês para as suas exibições.

As boas-vindas foram dadas pelo vice-presidente da Câmara, Abílio Silveira, que enalteceu o rumo e a importância deste projecto destinado aos mais de 55.

A fechar o espectáculo, Perpétua Costa, integrando a turma 10, de Beduído, marcou a diferença. Com 83 anos mantém-se activa e não perde as aulas de ginástica. Gosta de fazer exercício que lhe traz benefícios não apenas a nível físico, mas também nas vertentes psicológica e social, e por isso cada aula é vista como um escape. “É importante porque até espairece. Andei muito triste desde que o meu marido morreu, há 6 meses. Andei muito em baixo”. O exercício distrai, dá força e ânimo, considera Perpétua Costa que por outro lado aprecia conviver com os outros participantes.

Canelas tem uma turma de 40 jovens bem divertidos e que gostam, acima de tudo, de sociabilizar nestes dias de exercício. É o caso de Maria Augusta Rego, 62 anos. “Foi bom, isto é bonito. O Tiago (professor) é maravilhoso, em pouco tempo nos ensaiou bem!”, contava no final da apresentação. Maria Augusta frequenta as aulas há 4 anos. “Nós, que estamos sós, precisamos muito desta actividade. A Câmara está de parabéns”, afirmou.

Esta aluna de Canelas foi aplaudida pela sua família. Os seus 4 netos e genro vieram ao Cine-Teatro para a ver. O neto mais velho, Gabriel, 13 anos, ficou admirado por ver a avó em cima de um palco. O genro, Sérgio Vinha, 39 anos, realça a importância deste projecto que contraria a tendência que os mais velhos têm para se fecharam em casa. “É bom para as pessoas a partir dos 55 anos se sentirem úteis, levantar a moral e sair de casa”, afirma acrescentando que daqui a 20 anos, quer seguir o exemplo da sogra.

Criado em 2002, este projecto municipal destinado aos utentes com mais de 55 anos de idade tem o objectivo de criar hábitos para a prática regular de actividade física, ao mesmo tempo que contribui para o bem-estar psicológico e social. Estão inscritos 365 participantes, divididos por 10 turmas das 7 freguesias do concelho. Duas vezes por semana, estas pessoas têm aulas gratuitas nos pavilhões desportivos do município.

Para além das turmas +55, a Gala recebeu a exibição dos alunos que participaram no curso de danças de salão e que decorreu ao longo do Festival Sénior.

O casal António e Teresa Almeida participaram nesta actividade. E o balanço não podia ser melhor. “Foi muito divertido. Todas as actividades que se possam praticar no nosso concelho, são sempre positivas. Quando se sai de um ritmo de trabalho e nos proporcionam estas situações, é muito vantajoso para todos nós, não vamos para casa à espera da morte”, falava António Almeida, de 57 anos. Esta é ainda uma forma de conhecer novas pessoas e “este conhecimento leva à amizade e à felicidade”.

Para Teresa, 60 anos, o curso “foi uma maravilha. Para além de gostar de dançar, há sempre coisas que aprendemos. Foi muito bom, gostei imenso dos professores, são novos, dão-nos vida, ânimo e ficamos mais jovens”.

Acções como esta são “importantíssimas e foram bastantes este mês”, disse com satisfação referindo-se ao Festival Sénior de Estarreja que, todos os anos, anima esta população durante o mês de Outubro, com actividades diversas.

Teresa Almeida foi uma das participantes mais activas. E conclui que “foi muito bom. Devia haver mais vezes por ano. Para mim, este mês é muito enriquecedor”. Por isso aproveita sempre que se promovem iniciativas. “Quando há, eu vou! Façam que nós aderimos!”.