Contratação pública electrónica: Estarreja é um dos exemplos de sucesso a apresentar em Espanha

terça, 09 de novembro 2010

A Plataforma Electrónica de Contratação Pública vortalGOV adoptada pelo Município de Estarreja vai ser apresentada numa jornada sobre administração electrónica que terá lugar amanhã, dia 10 de Novembro, em Avilés, Espanha.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Abílio Silveira, e a Chefe de Divisão Económica e Financeira, Alexandra Almeida, irão partilhar a realidade de Estarreja e a forma como são conduzidos os procedimentos públicos. Fazendo um balanço ao procedimento que foi instituído em 2009, os representantes da autarquia irão falar sobre a mudança de processo, a forma como os fornecedores reagiram e as vantagens que a utilização da plataforma electrónica trouxe para o Município.

O portal de contratação pública do Município de Estarreja foi desenvolvido pela empresa Vortal que abriu uma filial em Madrid e tem estado a adaptar a plataforma à legislação espanhola. Como tem sido convidada por várias entidades públicas para abordar o tema, considera que o Município de Estarreja é um excelente exemplo em Portugal de sucesso a partilhar.

O evento é organizado pelo Ayuntamiento de Avilés e tem como objectivo dar uma visão prática do que se está a fazer ao nível da administração electrónica. Existe um desconhecimento da realidade em Portugal, no que concerne à realização totalmente electrónica dos procedimentos, incluído a submissão electrónica de propostas e sua abertura, como já se procede em Estarreja.