Estarreja aguarda vinda de ambulância SIV

segunda, 15 de novembro 2010

A próxima ambulância SIV – Suporte Integrado de Vida a ser colocada na Região Centro virá para Estarreja. A garantia foi dada ao Presidente da Câmara Municipal este mês, em Coimbra, pelo Presidente da ARS – Administração Regional de Saúde do Centro. José Eduardo de Matos falava na sessão pública sobre o novo Piquete da Protecção Civil Municipal.

O protocolo firmado com o Ministério da Saúde, na sequência do encerramento das Urgências do Hospital Visconde de Salreu, previa o reforço do socorro e transporte pré-hospitalar dos doentes urgentes e emergentes por uma ambulância INEM de SBV (Suporte básico de Vida) com Técnicos de Ambulância de Emergência (TAE), evoluindo para uma ambulância SIV (Suporte Imediato de Vida) com Enfermeiro.

Actualmente, Estarreja é servida por uma ambulância SBV (Suporte Básico de Vida). “Por muitas razões, incapacidade do INEM e do Ministério da Saúde em encontrar respostas ainda não temos essa ambulância. A próxima  ambulância SIV a ser colocada  Região Centro virá para Estarreja”, informou José Eduardo de Matos.

PLANOS DE EMERGÊNCIA EM REVISÃO

Por outro lado, a presença do INEM em Estarreja, inexistente até ao encerramento das Urgências, implica a articulação com os planos de emergência de Estarreja. O Plano Municipal de Emergência (PME) e o Plano Externo de Emergência (PEE) – Directiva Seveso (risco químico), que estão em vigor desde 2006, encontram-se actualmente em fase de revisão, conforme comunicou o vereador da Protecção Civil da autarquia, Diamantino Sabina.

Relativamente ao PME, “ainda não foi lançado a discussão pública porque aguarda o parecer do INEM”. No PEE, que visa o Complexo Químico, verificou-se a necessidade de prever em plano “a intervenção do INEM em caso de emergência”.

Por isso, ambos os documentos aguardam um plano parcial de intervenção a apresentar pelo INEM que está “a trabalhar nesta matéria para fazerem a proposta deles, para podermos integrar no nosso PEE”, adiantou o presidente do Município de Estarreja.

Diamantino Sabina espera que o plano parcial do INEM chegue rapidamente para que a breve trecho se finalize a revisão dos planos.

NOVO HOSPITAL ESTÁ MAIS PRÓXIMO

José Eduardo de Matos acrescentou na sessão que a pasta da Saúde tem exigido um “trabalho muito intenso e complexo”, fruto também das “muitas alterações, uma série de constrangimentos e dificuldades”.

A integração do Centro de Saúde de Estarreja no Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga foi uma das mudanças recentes. Passou a existir o Pelouro da Saúde na Câmara Municipal, que “tinha como competência única na área da saúde pública, a do veterinário municipal”, sublinhou o presidente da autarquia.

“Hoje sou presidente do Conselho da Comunidade do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga III (que integra Estarreja, Ovar e Murtosa) e faço parte do Conselho Executivo deste Agrupamento. O Ministério da Saúde entendeu que os autarcas também são bons nesta área”, ironizou José Eduardo de Matos, que tem investido muito tempo nestes assuntos nos últimos anos, iniciados com o processo dos serviços de urgência.

O autarca deposita fortes esperanças na construção do novo Hospital de Estarreja, cujos passos vêm sendo dados progressivamente, agora em trabalho técnico entre a Câmara e a ARS,  paralelamente à decidida criação do Centro Hospitalar de Aveiro, equipamentos decisivos para a qualidade de vida  do Município e da região.