Câmara está a preservar o património local

segunda, 15 de novembro 2010

A Revista Terras de Antuã tem vindo a influenciar a preservação do património. Esta edição 4 apresenta artigos referentes a intervenções na área do património do concelho: os restauros da Bandeira Monárquica do séc. XIX, e da Pedra de Armas do Bispo de Cochim e a recuperação do Moinho de Meias, junto à Casa-Museu Egas Moniz, em Avanca.

O restauro do Brasão do Bispo de Cochim, “uma pedra de armas rara e bela” aconteceu “já depois do aparecimento da revista e na sequência de um artigo de António Augusto Silva”, contou Delfim Bismarck. Hoje, o brasão está completamente restaurado. O director da revista conta ainda que “o concelho mantém dos únicos exemplares de bandeiras monárquicas do século XIX”, que a Câmara recentemente restaurou.

Ambas as peças estão recuperadas e prontas a serem colocadas em locais para exibição pública. A Bandeira Monárquica ficará em exposição nos Paços do Concelho, a pedra de armas do Bispo de Cochim no Logradouro da Casa da Cultura, anunciou José Eduardo de Matos. Estes são dois edifícios municipais que a Câmara também está a recuperar.

A Casa Municipal da Cultura vai entrar em obras de beneficiação. Nos Paços do Concelho, para além de obras físicas que se têm realizado, a autarquia está empenhada em preservar a memória. Na comemoração dos 115 anos do histórico edifício, datado de 5 de Janeiro de 1896, os estarrejenses vão, por exemplo, poder apreciar as obras de arte, estando-se a criar condições para que o espólio municipal seja exibido, adiantou o presidente do Município.

A recuperação do Moinho de Meias, na Quinta do Marinheiro, é mais uma medida de preservação do património, muito direccionada para as gerações mais novas. José Eduardo de Matos quer dar vida também a este espaço, lançando o desafio à comunidade local para que contribua para a sua dinamização e lhe dê vivência.