Variante Sul ao Eco-Parque Empresarial / EM-558 vai sofrer obras de beneficiação

segunda, 22 de novembro 2010

O Município de Estarreja promove a beneficiação da Variante Sul ao Eco-Parque Empresarial de Estarreja / Estrada Municipal 558. A rodovia, construída há 20 anos e em mau estado de conservação que apresenta também um elevado índice de perigosidade por alagamentos pluviais, delimita pelo lado Sul o Eco-Parque, sendo actualmente a sua única acessibilidade, servindo as empresas aí instaladas e a ala poente do Pólo Químico (Dow e Ar Líquido). Está a decorrer o concurso público para a execução da empreitada.

Esta é uma oportunidade de melhoria das infra-estruturas de suporte às actividades empresariais/industriais e das condições de vida da população. Este projecto de investimento poderá ser considerado como um elemento fundamental para o desenvolvimento municipal. A EM558 estabelece a ligação entre a cidade de Estarreja e a vila de Pardilhó e serve ainda de acesso à Murtosa, através da Estrada dos Moleiros.

Insere-se, claramente, nos objectivos de “melhorar a acessibilidade aos principais locais de interesse regional (áreas de localização empresarial e logística” e “melhorar a mobilidade urbana e o descongestionamento das cidades e das suas periferias”, perspectivados pelo Regulamento Especifico “Mobilidade Territorial” do Eixo Prioritário 3 – “Consolidação e Qualificação dos Espaços Sub-Regionais”, no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro.

Pretende-se melhorar as condições de circulação, aumentando as condições de segurança rodoviária, a acessibilidade a uma área de concentração empresarial, procedendo à reformulação e beneficiação da via numa extensão de cerca de 2.850 metros com adopção de uma plataforma única, eliminando o actual desnível de pavimentos, e criação de uma rotunda de acesso ao Eco-Parque.

Ao mesmo tempo dar-se-á continuidade ao projecto de uma Rede Municipal de Ciclovias e Percursos Pedonais em todo o concelho. O investimento encontra-se incluído num conjunto de medidas lançadas pela Autarquia na requalificação das infra-estruturais existentes no concelho.

As acessibilidades assumem um papel de relevo para a qualidade de vida da população, uma das prioridades de intervenção no concelho. É nesta perspectiva de desenvolvimento que surge a requalificação da Variante Sul ao Eco-Parque, dando continuidade ao trabalho realizado, para que o Município se valorize e dê melhores condições de vida, trabalho e lazer à população residente e visitante, contribuindo assim para fixar populações.

Valor base do concurso 784.262 €

Prazo de execução 180 dias