CIRES comemora 50 anos em Estarreja com confiança no futuro

sexta, 26 de novembro 2010

A Companhia Industrial de Resinas Sintéticas, CIRES, completou no dia 23 de Novembro, meio século de presença em Estarreja. A inauguração da Exposição Fotográfica Retrospectiva dos 50 anos de actividade da empresa, na Biblioteca Municipal de Estarreja, constituiu um dos momentos altos do programa comemorativo.

O presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, marcou presença na cerimónia, para a qual foram convidadas personalidades concelhias e distritais, bem como os representantes das forças vivas do concelho.

O autarca espera que a “boa relação de meio século se mantenha”, afirmou durante a sessão. “Em 1960, a primeira joint-venture europeia e japonesa começa em Estarreja. A CIRES veio consolidar o movimento industrial” no concelho, sublinha José Eduardo de Matos que lembrou a aposta da empresa nos recursos humanos e no “salto qualitativo para uma mão-de-obra mais qualificada”.

Por outro lado, destaca a profícua relação com a comunidade, nomeadamente através do PACOPAR, uma evolução significativa relativamente ao tempo em que “havia uma politica de portas fechadas. Essa realidade mudou. O desenvolvimento sustentável faz-se assim, todos juntos no mesmo esforço”.

Ricardo Baião Horta, presidente do Conselho de Administração, enalteceu ao presidente da Câmara a “confiança que mutuamente criamos”. Ao contrário do cenário nacional, onde o clima de crispação gera instabilidade, aqui “estamos a contribuir para a criação de riqueza. A CIRES exporta 70% da sua produção e em harmonia e comunhão de interesses com a comunidade em que nos inserimos”.

Acrescentou que, em Estarreja, “o dar as mãos e conseguir resultados em comum é muito mais profícuo do que o espectáculo que assistimos a nível nacional de desentendimentos. Mais uma demonstração da força profunda do país e que nos faz ter confiança de que as nossas dificuldades momentâneas poderão ser resolvidas”.

Ao longo de 50 anos de existência em Estarreja, mais de 400 pessoas passaram pela CIRES. O administrador da empresa, Luis Montelobo, focou a “preocupação de formação dos nossos colaboradores no início. A CIRES foi precursora nesse aspecto”. Assim como plano social, com a criação de valências de apoio aos colaboradores, como uma cantina, e com o cultivar de “um espírito de diálogo, colaboração e critica dentro da empresa”.

A recente integração da empresa na Shin-Etsu, a maior do mundo neste sector, “representa uma alavancagem brutal para a consolidação e desenvolvimento da empresa que pode passar não só por reforçar a actividade actual como evoluir para outras áreas”. Por isso, Luis Montelobo está “absolutamente confiante” no futuro.

Actualmente, a empresa CIRES e a associada Bamiso empregam em Estarreja 125 colaboradores, além de 60 trabalhadores de empresas residentes a quem a CIRES adjudica serviços, e do emprego indirecto que gera. Luis Montelobo acrescenta que “a CIRES compra na região 3,5 milhões de encomendas, serviços e bens”, dando um contributo importante para a actividade económica da região.

O responsável destaca ainda a colaboração em termos de investigação e desenvolvimento com as Universidades de Aveiro e Coimbra, e a “grande articulação com as escolas”, nomeadamente através da colocação de estagiários na empresa.

Comemorações continuam este sábado

A exposição dos 50 anos da CIRES está patente ao público na Biblioteca Municipal de Estarreja até ao dia 18 de Dezembro.

Para este sábado, dia 27, está agendado um dia de “Portas Abertas” na fábrica. A iniciativa é destinada aos ex-trabalhadores da empresa, tendo por objectivo dar a conhecer o actual estado da empresa com uma jornada de convívio que terminará com um concerto no Cine-Teatro de Estarreja.

O concerto, que está marcado para as 18h00, é aberto ao público em geral e vai contar com as actuações do grupo “A Par d´ilhós Ensemble” e a Orquestra do Clube Cultural e Desportivo de Veiros. A empresa ofereceu às instituições de terceira idade do concelho entradas para este espectáculo para que os seus utentes possam usufruir das actuações dos grupos locais.

As comemorações dos 50 anos da CIRES terminam a 17 de Dezembro com o lançamento do livro “Camões e a Química”, da autoria de Armando Tavares da Silva. A cerimónia está agendada para as 15h00, na Biblioteca Municipal de Estarreja.

A CIRES é uma empresa do sector químico especializada no fabrico de polímeros de cloreto de vinilo, PVC, base de actividade a que exclusivamente se dedica. A empresa dispõe em Estarreja de uma das mais modernas e competitivas unidades de produção de PVC na União Europeia, exportando 70% da sua produção.