Dia da Floresta Autóctone: Carvalhos plantados em 5 escolas

segunda, 29 de novembro 2010

O Dia da Floresta Autóctone (23 de Novembro) foi comemorado em 5 escolas, que agora têm um carvalho para cuidar. A Câmara Municipal dinamizou o projecto "O Ouriço", dirigido a alunos do pré – escolar e 1º Ciclo, promovendo a plantação desta espécie de nacionalidade europeia. A acção envolveu 200 crianças das escolas Vale dos Castanheiros, Laceiras, Agro, Cabeças e Canelas.

O objectivo desta actividade é sensibilizar as crianças para o conceito de Floresta Autóctone, árvores originárias do próprio território onde habitam. A ideia é “explicar a importância que têm estas espécies e que as devemos preservar, garantindo a biodiversidade da nossa floresta”, afirmou o vereador da Educação, João Alegria.

As crianças “aderem muito bem” a estas iniciativas e Isabel Pires, educadora de infância, acredita que geram frutos na mentalidade das crianças. “Eles gostam e sabem que devemos estimar e cuidar das árvores”, disse durante a plantação do carvalho.

Esta é mais uma acção do programa de educação ambiental do município, “uma mais valia para nós e um complemento ao nosso trabalho”, considera a educadora de infância que destaca as sessões de reciclagem de papel e a Árvore de Natal Ecológica que a Escola das Laceiras já está a preparar.

A autarquia distribuiu por todas as escolas o bilhete de identidade do carvalho, em formato de marcador de livro, onde é apresentada informação sobre esta espécie, cujo nome científico é Quercus robur, que pode medir até 40 metros e viver até aos 1000 anos. No nosso país, os Carvalhos são muito importantes porque são o habitat e o abrigo de muitos animais, dão bolotas para alimentarem os porcos, os esquilos e algumas aves.

O que é a Floresta Autóctone?

Estas espécies estão mais adaptadas às condições de clima e solo do nosso território e, como tal, são mais resistentes às doenças, pragas e condições adversas como chuvas intensas, secas e fogos, comparativamente com as espécies exóticas como as acácias ou o eucalipto, originário da Austrália.

Em Portugal temos espécies autóctones como o Medronheiro, o Zambujeiro (ou oliveira brava), os Carvalhos, a Azinheira, o Pinheiro-manso, o Amieiro, o Freixo ou os Salgueiros.

O Dia da Floresta Autóctone foi estabelecido para divulgar a importância ambiental e económica da conservação das florestas naturais e a necessidade de as salvaguardar da destruição.

Mais fotografias na Galeria de Imagens