Beneficiação da Casa da Cultura de Estarreja

terça, 30 de novembro 2010

Um edifício do séc. XVIII, património municipal desde 1981. A Casa Municipal da Cultura, um importante elemento do património histórico e arquitectónico do concelho, situado na praça fronteira aos Paços do Concelho, vai receber obras de beneficiação.

A Câmara Municipal de Estarreja tem a decorrer o concurso público para a beneficiação da Casa da Cultura, a principal sala de exposições do concelho que também alberga os serviços culturais da autarquia, o Espaço Internet Municipal, a ACE – Associação de Carnaval de Estarreja e o CDTI – Centro de Divulgação das Tecnologias de Informação.

A empreitada de obras públicas tem um valor base de 272.189,47 €. O prazo de execução é de 150 dias.

As obras promovidas pela autarquia pretendem minimizar e controlar os efeitos da degradação progressiva, nomeadamente ao nível das madeiras interiores e exteriores, pavimentos, pinturas e elementos em granito.

Serão ainda introduzidas alterações do uso do edifício implicando a reformulação de alguns espaços interiores, conciliando as actuais funções como espaço de fruição da cultura, turismo, tecnologias da informação e comunicação e acrescentando espaços de encontro para a juventude.

Serão criados gabinetes de atendimento e orientação juvenil, sala de formação e espaços de ateliers de artes, dando também uma maior amplitude à galeria de exposições. Far-se-á também o aproveitamento do logradouro exterior, dotando-o com uma esplanada com acesso wireless.

A empreitada prevê a reformulação da instalação eléctrica, melhorias ao nível das condições térmicas e a criação de um acesso lateral para pessoas com mobilidade condicionada.

Nota histórica

A Casa da Cultura está situada na Praça Francisco Barbosa, em pleno centro cívico e histórico da cidade de Estarreja. A também denominada Casa dos Morgados de Santo António da Praça “foi ao longo de cerca de dois séculos e meio, uma das casas que albergou uma das mais ilustres e nobres famílias de todo o concelho de Estarreja e da região de Aveiro”, conforme é referido na edição nº 3 da Revista Terras do Antuã – Histórias e Memórias do Concelho de Estarreja

O artigo assinado por Delfim Bismarck expõe que a actual Casa Municipal da Cultura teve 11 proprietários. “Esta casa foi residência dos Morgados de Santo António da Praça, pertencentes à família Soares de Albergaria, passando depois a um ramo da mesma família, a dos Morgados de Vagos e Viscondes de Valdemouro, família Branco de Melo, até que, em 1972, foi vendida por D. Maria José Câmara Viterbo de Albuquerque Branco de Melo, 3ª Viscondessa de Valdemouro, e seu marido Dr. João António Amorim Ferreira, 11ºs senhores desta casa, que a haviam herdado e a venderam à Câmara Municipal de Estarreja”, descreve o historiador e conservador da Casa Museu Marieta Solheiro Madureira.