Programa Ninho de Ciência nas escolas

Despertar as mentes das crianças para a Ciência

terça, 14 de dezembro 2010

Terminou em Fermelã, o programa Ninho de Ciência que percorreu as escolas do 1º ciclo do ensino básico do concelho. Uma actividade anual promovida pela Câmara Municipal de Estarreja, que abrange os alunos dos 3º e 4º anos.

Este ano, José Matos, da FISUA – Associação de Física da Universidade de Aveiro, veio junto das crianças falar sobre o tema “À conquista do Ar”. O programa contemplou a realização de um total de 29 sessões nas várias escolas do concelho.

Ao longo de uma hora, José Matos explica à turma “conceitos básicos sobre ciência”. Mas de uma forma simples, lúdica e com uma linguagem divertida e cativante. O recurso a objectos como o helicóptero telecomandado a voar em plena sala de aula ou o pássaro de corda que rodopia por cima das cabeças extasiadas dos alunos ajudam a cativar as crianças para promover o gosto pela Ciência, tornando-a mais próxima, apelativa e compreensível.

“Tenho um gosto imenso em trabalhar com estas idades porque notamos um feedback muito interessante. Qualquer tema de ciência é sempre bem-vindo e eles absorvem muito bem este tipo de conhecimentos”, descreve José Matos.

As primeiras aulas realizaram-se na EBI de Pardilhó. Fernanda Farinhas, professora do 1º ciclo há 33 anos, esteve com imensa atenção à aula. “Gosto imenso e os alunos também”, afirma acrescentando que as crianças “estão a aprender conceitos científicos de uma forma muito informal e lúdica e conseguindo captar a atenção deles”. É por isso um momento bastante aguardado e que se revela “muito importante para crianças e professores. Adoro esta iniciativa!”, exclama a docente.

Divulgar descobertas científicas e reconhecer a importância da actividade científica na qualidade de vida do Homem são objectivos realçados pelo vereador da Educação da Câmara Municipal, João Alegria. Criado em 2004, o programa Ninho de Ciência serve para “sensibilizar os mais pequenos para as noções de ciência e para que eles apreendam e se apercebam dos conceitos e da sua importância no nosso dia a dia e que, muitas vezes, nem nos damos conta”.