Nos 115 Anos da Inauguração: Paços do Concelho com novo Salão Nobre e Exposição Histórica

sexta, 07 de janeiro 2011

A Câmara Municipal comemorou os 115 anos dos Paços do Concelho, inaugurados a 5 de Janeiro de 1896, com uma visita guiada, assinalando as obras de melhoria e de conservação que o edifício acaba de receber e abrindo o programa comemorativo do 6º Aniversário de Elevação de Estarreja a Cidade.

O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, acompanhado do Presidente da Assembleia Municipal, Marco Braga, foi o anfitrião da sessão, que contou com as presenças  dos antecessores Maria de Lurdes Breu e Vladimiro Silva, além de Vereadores e Presidentes de Junta.

Salão Nobre foi remodelado

Da intervenção, para além das obras de preservação, destaca-se a beneficiação do actual Salão Nobre, antiga Sala de Audiências do Tribunal, onde decorrem as sessões da Assembleia Municipal, assim como outros acontecimentos e sessões públicas. Foi opção de projecto, da autoria dos arquitectos Ricardo e Nuno Matos, utilizar igualmente peças existentes e que fazem parte do mobiliário original do salão. Após a análise aos “elementos que tivemos que contextualizar e perceber”, o objectivo foi “encontrar a solução que mais se adequava, respeitando sempre a história e a identidade do espaço”, valorizando o que existe, explicou o arquitecto.

Com as mudanças efectuadas, a autarquia empenhou-se também em preservar a memória, apostando em recuperar ou exibir objectos e fotos que nos ajudam a referenciar e a ler a história do edifício dos Paços do Concelho.

Nova Galeria dos Presidentes da Câmara

A Galeria dos Presidentes, actualmente com 16 fotografias de Presidentes da Câmara Municipal de Estarreja, desde 1885 até aos dias de hoje, é uma das novidades em prol da recuperação dessa memória que se quer reavivar.

Francisco Barbosa de Couto Cunha Sottomayor, presidente de Estarreja entre 1885 até 1916, com alguns interregnos, é o primeiro desta Galeria. Ele foi o grande impulsionador da construção do Edifício dos Paços do Concelho e o seu nome foi dado à praça adjacente, que antes de chamava Praça Vasco da Gama.

As imagens a preto e branco dão a conhecer ao visitante as figuras que foram ocupando a cadeira presidencial, até aos mandatos de Maria de Lurdes Breu, a única mulher neste grupo, e Vladimiro Silva, os primeiros eleitos democraticamente e cujas fotografias já aparecem a cores.

Estarrejenses podem apreciar obras de arte

Nos corredores e espaços do histórico edifício, estão expostas as obras de arte pertencentes ao espólio municipal, que agora os estarrejenses podem apreciar. Com a colaboração do artista estarrejense Joakin Pereyra, dezenas de obras, que se encontravam depositadas longe do olhar dos munícipes, foram colocadas nos diversos espaços do edifício e nos gabinetes municipais.

Como não poderia deixar de ser, o cientista Egas Moniz é homenageado. Foi recriado um ambiente em que se evoca Egas Moniz, estando expostas fotografias do fotógrafo estarrejense Aníbal Lemos, peças de faiança portuguesa do início do séc. XX e a reprodução do Diploma do Prémio Nobel, atribuído a Egas Moniz a 27 Outubro de 1949. Também no âmbito das comemorações dos 6 anos da Cidade de Estarreja, no dia 15 de Janeiro vai ser apresentada a obra “Egas Moniz – Uma Biografia”, da autoria de João Lobo Antunes, às 17h, no Salão Nobre.

A Bandeira Monárquica, do final do século XIX, é um dos elementos em destaque na exposição histórica dos Paços do Concelho. “Bordada por duas das filhas de Francisco Barbosa Sottomayor, para a inauguração do edifício, serviu de bandeira da Câmara Municipal de Estarreja até à implantação da República”, explicou o historiador Delfim Bismarck.

A História dos Paços do Concelho

Conforme explicou Rosa Maria Rodrigues, da Divisão da Cultura da Câmara, a data na frontaria do edifício, 1892, diz respeito ao ano em que foi lançada a primeira pedra para a sua construção. Em estilo neo-clássico, e com projecto do prof. João da Maia Romão, os Paços do Concelho de Estarreja eram, para a época, o mais grandioso edifício da região, um sinal de prosperidade em tempos já difíceis, e que não necessitou de apoios do Estado, tão só de empréstimo de particulares. A sua construção custou à época 20.000 reis e foi efectuada pelo Mestre Manuel Joaquim da Silva Valente, de Pardilhó.

O edifício histórico foi construído para ser o grande centro dos serviços públicos de Estarreja, com o Tribunal, os Registos, as Finanças, a Delegação Escolar e, naturalmente, a Câmara Municipal. Era uma espécie de Loja do Cidadão na versão antiga.

Com o passar dos anos e o aumento das actividades, o espaço tornou-se exíguo e houve necessidade de recorrer a espaços próprios para alguns serviços, ficando os Paços do Concelho exclusivamente para a actividade da Câmara Municipal. Actualmente o espaço ocupado pelos serviços da Câmara já ultrapassa os limites do edifício, alargando-se também a outros espaços, o que reflecte a crescente aumento das suas competências.

COMEMORAÇÕES VI ANIVERSÁRIO
ELEVAÇÃO ESTARREJA A CIDADE

DIA 5 [QUA] 18H
115 ANOS DA INAUGURAÇÃO DO EDIFÍCIO DOS PAÇOS DO CONCELHO: VISITA GUIADA / OBRAS DE BENEFICIAÇÃO