Arquivo Municipal acolhe documentação do Pacopar

quinta, 13 de janeiro 2011

Foi assinado o protocolo de depósito da documentação do painel PACOPAR no Arquivo Municipal de Estarreja. O Presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, e Luís Filipe Ferreira, Director Fabril da Ar Líquido Estarreja, na qualidade de Secretário em funções do Painel Consultivo Comunitário do Programa Actuação Responsável Pacopar, firmaram o acordo.

O arquivo documental do Pacopar passa a ser entregue ao Arquivo Municipal, a título de Depósito, por um período de 10 anos, eventualmente renovável por igual prazo, para tratamento arquivístico, conservação e divulgação. A documentação deriva da actividade enquanto Painel Comunitário, que possui ou venha a possuir, em suporte papel, digital ou outro formato físico.

“Uma entidade como o Pacopar necessita de ter a sua história devidamente assegurada. É esse o nosso propósito”, afirmou Luís Ferreira, agradecendo o contributo da Câmara Municipal.

“É imprescindível a memória e a responsabilidade. Sem memória não se existe e sem responsabilidade não se merece a existência”, constatou o Presidente da Câmara Municipal que quer “fixar o bom passado que o Pacopar tem”. Esse conhecimento não se pode perder e este é mais uma medida de preservação.

Conforme explicou a técnica do Arquivo Municipal, Norvinda Leite, o “objectivo é recolher e preservar todos os factos realizados por este painel porque são importantes para a comunidade, para o ambiente, para a história, para os estudantes e investigação”.

A documentação será tratada dentro das normas técnicas e legais em vigor e disponibilizada nos mesmos moldes da informação produzida pela Câmara. “Estará disponível e acessível a todos”, afirmou a técnica.