José Eduardo de Matos preside ao Conselho da Comunidade e reúne com o Secretário de Estado

Agrupamento de Centros de Saúde

sexta, 14 de janeiro 2011

O Secretário de Estado da Saúde, Óscar Gaspar, estará esta sexta-feira, pelas 16H00, no Centro de Saúde de Estarreja, para participar na reunião do Conselho da Comunidade do ACeS do Baixo Vouga III (Agrupamento dos Centros de Saúde).

A reorganização dos cuidados de saúde primários levou à criação do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga III, integrando Ovar, Estarreja e Murtosa.

Os Conselhos da Comunidade, presididos por um representante de uma das autarquias da área geográfica do ACES são um dos novos organismos introduzidos pela reforma dos cuidados de saúde primários.

Para além dos órgãos médicos executivos, a lei criou o Conselho da Comunidade, abrangendo representantes da área dos 3 Municípios (das autarquias, saúde, social, educação e trabalho). José Eduardo de Matos foi nomeado o primeiro Presidente deste novo órgão consultivo. Na ordem de trabalhos, está a discussão de questões pendentes na área abrangida pelos três municípios.

Assinalando a institucionalização da generalidade dos Conselhos da Comunidade, no âmbito da reforma em curso, os membros do Governo da área da saúde participam em reuniões, em todas as regiões do país, em que são debatidos os problemas existentes e os Planos de Actividades para o ano de 2011.