Mineiro chileno vai concretizar o sonho e abrir a sua frutaria

quarta, 26 de janeiro 2011

A vinda a Estarreja já mudou o futuro de Dário Segóvia Rojo, o 20º mineiro a ser retirado da mina de S. José, em Copiapó, no Chile, o ano passado. A convite do empresário estarrejense Ernesto Couras para ficar a conhecer as suas frutarias e o know-how da empresa, o mineiro esteve em Estarreja na sexta-feira, onde foi recebido pelo Presidente da Câmara Municipal.

Quando foi resgatado, o mineiro revelou o sonho de abrir uma frutaria. A 10 mil kms de distância, o estarrejense escutou-o. “Sempre foi um sonho ser vendedor de fruta”, disse o chileno que ficou entusiasmado com o convite do grupo Frutas Ernesto e “estava ansioso para vir”. Afirma que não tem palavras para agradecer e o negócio que encontrou é “muito melhor do que esperava”, por isso este convite “já mudou o meu futuro”. Dário Segóvia garante que vai “arrancar com força para a minha frutaria” e ganhou ainda “mais vontade depois de ter visto a frutaria bonita”, que visitou em Aveiro.

Actualmente com 7 frutarias na região, 2 armazéns em Estarreja e um total de 76 funcionários, Ernesto Couras teve um percurso de 20 anos quando começou “com um carro a vender fruta às portas e uma banca no mercado”. Por isso decidiu ajudar Dário Segóvia, dando-lhe “o know-how para ter uma frutaria igual às nossas”. Demorou 10 anos para criar uma loja como as que possui hoje, e “agora num mês consigo abrir uma loja”. São esses conhecimentos que Ernesto Couras transmitiu ao chileno. “Ele está a gostar muito do que viu, está encantado. A ideia dele é mesmo abrir uma frutaria”, afiançou.

Num dia com uma agenda preenchida, o chileno ficou a conhecer o Eco-Parque Empresarial, onde visitou a empresa Tensai, e foi recebido nos Paços do Concelho, pelo Presidente da Câmara Municipal de Estarreja. José Eduardo de Matos realçou esta “ideia diferenciadora de trazer o mineiro e promover o próprio negócio”.

Por outro lado, o exemplo do mineiro e a capacidade de superar condições especialmente adversas foi sublinhado pelo autarca. “Organizaram-se, foram capazes de resistir e sair. Portanto, é possível, quando fazemos por isso, à natureza humana ultrapassar as dificuldades que às vezes parecem insuperáveis”, aplicando esta lição de vida a Portugal e a este momento particularmente difícil para a sociedade portuguesa. Dário Segóvia assistiu ainda ao concerto da Banda de Música da Força Aérea, no Cine-Teatro de Estarreja.