Mais de mil pessoas recorreram ao GIP desde a sua abertura

segunda, 31 de janeiro 2011

O Gabinete de Inserção Profissional (GIP) de Estarreja prestou apoio a um total de 1249 pessoas, desde a sua abertura em Setembro de 2009. A maioria, 57,5%, são jovens entre os 16 e os 30 anos. As mulheres estão também em grande maioria constituindo 69,5% do número total de utentes.

Dos 719 jovens inscritos, entre os 16 e os 30 anos, 38,6% está à procura de um novo emprego e 32,2% quer encontrar o seu primeiro emprego. O grupo etário dos 31 aos 54 anos constitui 39,6% do universo total de utentes. Esta faixa etária recorre ao GIP para procurar ofertas para um novo emprego ou informação profissional.

Entre os 1249 utentes, praticamente metade (49,6%) possui uma habilitação literária igual ou superior ao 12º ano. 24,5% têm entre o 9º e o 11º anos de escolaridade. 25,7% dos inscritos não têm a escolaridade mínima obrigatória.

O GIP é uma unidade de apoio gratuito a todos os que procuram emprego, reforçando a intervenção do Centro de Emprego de Aveiro junto da população local. Actua com o objectivo de promover a procura activa de emprego, fazendo a ponte com as ofertas de trabalho, ou encaminhar para programas de qualificação.

Metade dos utentes procura emprego

Entre as actividades do GIP destaca-se a prestação de informação profissional para jovens adultos desempregados, que chegou a 636 jovens, ou o apoio à procura activa de emprego, tendo-se ajudado 597 pessoas. O acompanhamento personalizado dos desempregados em fase de inserção ou reinserção profissional é outra das fortes componentes do GIP que apoiou 542 pessoas nesta situação.

Desde Setembro de 2009, foi possível captar 227 ofertas junto de Entidades Promotoras. O GIP encaminhou para ofertas de qualificação 150 interessados e para medidas de apoio ao emprego, qualificação e empreendedorismo 193 pessoas.

Foram iniciadas novas formas de divulgação do GIP de Estarreja, com a presença no site da DESTAC, em www.estarrejacentro.com e nas redes sociais, nomeadamente no Facebook. Estas novas ferramentas permitiram agilizar e promover os contactos com o GIP através de submissão de currículos, envio de newsletters e divulgação de ofertas de trabalho.

Ao nível das acções de qualificação, a parceria com o Centro Novas Oportunidades do Antuã / Escola Secundária de Estarreja, com o CLDS – 7 Desafios em Rede e com a Associação Empresarial SEMA permitiu promover a qualificação dos utentes, a níveis do 6º, 9º e 12º anos de escolaridade e outras formações pertinentes para o mercado do trabalho local.

As iniciativas desenvolvidas pelo GIP – Acção de Formação “(Re)Crie o Seu CV” e desenvolvimento e edição do “Guia do Emprego e Empreendedorismo” – permitiram dotar a população de ferramentas importantes à (re)inserção no mercado de trabalho.

No último trimestre de 2010 verificou-se também que uma grande parte da população em idade activa que procurou e se inscreveu no GIP dispõe de qualificações ou formação técnica necessária para a sua (re)inserção no mercado de trabalho.

Além de prestar informação profissional a jovens e adultos desempregados, o GIP ajuda na elaboração de currículos, preparação de entrevistas ou mesmo técnicas de procura de emprego.

O projecto é desenvolvido pela DESTAC – Associação para o Desenvolvimento do Centro Urbano de Estarreja (Câmara Municipal e SEMA – Associação Empresarial) em parceria com o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional.

GIP – Gabinete de Inserção Profissional de Estarreja

Edifício do Antigo Colégio de Estarreja (Ex-Escola Padre Donaciano)
Rua Dr. Pereira de Melo, 274
3860-375 Estarreja