Marina Mota, rainha do Carnaval 2011: Actriz realça a participação no Baile dos Bombeiros

quarta, 02 de fevereiro 2011

Uma das caras mais conhecidas do humor em Portugal. Marina Mota é a Rainha do Carnaval de Estarreja 2011 e vai desfilar nos dias 6 e 8 de Março, no centro da cidade, no grande corso que reúne 4 escolas de samba e 11 grupos de folia. A actriz esteve este fim-de-semana em Estarreja para apresentar a peça “3 em Lua-de-Mel”, no Cine-Teatro Municipal.

Na sua mensagem aos súbditos, Marina Mota anuncia que “estou aqui para os servir e farei o que desejarem desde que seja numa medida equilibrada”, afirma com um sorriso.

Marcos Tavares, presidente da Associação de Carnaval de Estarreja (ACE), evidencia a “aposta numa pessoa conhecida, bem disposta e divertida. O carnaval é isso mesmo!”

Como anda mascarada o ano inteiro, ou não fossem “ossos do ofício”, a actriz confessa que o carnaval não é a comemoração que mais aprecia, mas depois de entrar na festa, não tem dúvidas que a diversão falará mais alto.

Para a também cantora e produtora, o contacto próximo com as pessoas é o mais aliciante deste convite. “O mais interessante é a comunicabilidade que podemos ter com as pessoas, sentir essa temperatura porque é sem dúvida o melhor pagamento que se pode ter”, afirmou.

Marina Mota acedeu com “muito gosto” ao convite para estar no Baile dos Bombeiros, na noite de 6 de Março, domingo, cuja bilheteira reverte a favor dos Bombeiros Voluntários de Estarreja. Na opinião da Rainha de Carnaval, é um dever de cidadania estar presente neste evento de solidariedade.

“CINE-TEATRO É UM ESPAÇO MARAVILHOSO”

Na última sexta-feira, recém-chegada de Angola, Marina Mota, acompanhada de Carlos Cunha e um elenco de mais 6 actores, apresentou “3 em Lua-de-Mel”, no Cine-Teatro de Estarreja. A casa esteve cheia para assistir a esta comédia de Henrique Santana e Ribeirinho

“Adoro o meu país, conhecer as localidades e as pessoas que nos acolhem e que gostam de cultura”. Também o Cine-Teatro mereceu os elogios de Marina Mota, que desde Setembro anda em digressão nacional com esta peça. “Este espaço é maravilhoso, fiquei fã. A sala tem óptimas condições”, disse deixando uma palavra de apreço também à equipa do CTE.

CARNAVAL de ESTARREJA 2011

5 Mar, SÁB Dj Tata / Dj David Ribeiro

6 Mar, DOM
BAILE DOS BOMBEIROS COM O GRUPO ESCALA 5
(único dia com bilheteira, que reverte a favor dos BVE)

7 Mar, SEG
DJ Engenheiro VS. DJ Camões

A Associação de Carnaval de Estarreja (ACE) promoveu a Apresentação Pública do Carnaval de Estarreja 2011, seguida de um jantar de angariação de fundos com a presença de 300 foliões de todos os grupos de Carnaval, no dia 21 de Janeiro, no Pavilhão da Associação Cultural de Salreu.

Texto de Apresentação do Carnaval 2011, pelo presidente da ACE, Marcos Tavares

A apresentação do Cartaz de 2011 é feita propositadamente neste jantar de angariação de fundos, na presença dos grupos e escolas, pois é deles, com e eles e para eles o Carnaval de Estarreja. O maior evento do concelho mantém e estimula o convívio entre todas as gentes deste município e isso deve-se principalmente a eles ao longo dos anos.

O Carnaval de Estarreja 2011 introduziu, este ano, um conjunto de actividades com o objectivo de aumentar o convívio entre todos os foliões de todos os grupos e escolas, neste que é o maior e mais envolvente evento do concelho de Estarreja. Para além deste objectivo, a Associação pretende angariar fundos para a sua actividade principal, a organização do Desfile.

Foi criada a festa de Abertura do Carnaval, com uma banda local, de Nuno Bastos, no início de Novembro com o objectivo de marcar o arranque público dos trabalhos de preparação dos grupos e escolas para os desfiles do Entrudo.

Em Dezembro, teve lugar outra actividade, com uma banda convidada, The Dixie Boys, que trouxe música dos anos 50 e 60 a todos os foliões de Estarreja.

A partir de Janeiro, vamos ter a apresentação dos Sambas Enredo nas próprias sedes das Escolas do Carnaval de Estarreja (29 Janeiro: OS MORENOS; 5 Fev: VAI QUEM QUER; 12 Fev: TREPA DE ESTARREJA, 19 Fev: INDEPENDENTES DA VILA).

No mês seguinte, a partir de 26 de Fevereiro, dia da apresentação de todos os sambas-enredo na Praça Francisco Barbosa, vamos ter 12 dias de folia com especial destaque para a parceria com a rádio SFM – SFM Party-Enda – que vai promover na tenda central do Carnaval um conjunto de noites de animação com diversos tipos de banda e DJ’s convidados.

Numa perspectiva solidária e de reconhecimento pelo seu papel na sociedade estarrejense e na colaboração com o Carnaval de Estarreja ao longo dos anos, vai ser recuperado o tradicional Baile de Carnaval dos Bombeiros com a presença carismática duma banda local, já com mais de 30 anos, o Escala 5. O resultado da bilheteira reverterá para o corpo dos nossos soldados da paz.

O Carnaval Infantil, também um sucesso desta folia estarrejense, vai ter como rainha a animada e enigmática Picolé, que ficou conhecida pela sua presença no programa da RTP “Praça da Alegria”.

As marchas luminosas irão marcar, como é hábito, a noite de quarta-feira, 2 de Março, e, na sexta-feira, dia 4, será a vez do desfile nocturno das escolas de samba.

O Carnaval de Estarreja, como evento da sociedade, não pode deixar de partilhar as suas preocupações e participar solidariamente nas medidas de contenção implementadas por todo o país e pela Câmara Municipal, tendo planeado e programado com rigor a redução de custos dos festejos carnavalescos conseguindo, mesmo assim, aumentar e diversificar as actividades envolventes.

Na linha do pensamento anterior, mantivemos a opção do ano anterior relativamente aos Reis e optámos por uma personalidade convidada para os 2 dias do trono carnavalesco: este ano a opção recaiu por uma referência nacional da boa disposição e bom humor, Marina Mota.

Por último, no dia 20 de Março, o DVD do Carnaval de Estarreja 2011 será apresentado pelas 16h, no Cine Teatro de Estarreja.