Veiros: nova Junta de Freguesia a funcionar em pleno

terça, 15 de fevereiro 2011

A freguesia de Veiros passa a ter uma sede com excelentes condições para receber os Veirenses e integrada no futuro Centro Cívico da Freguesia. No edifício situado na Rua Francisco Matos, em frente ao futuro Centro de Dia da Filantrópica Veirense, já estão a funcionar desde ontem todos os serviços da freguesia, como simbolicamente assinalado pela visita do Presidente da Câmara, José Eduardo de Matos, e do Vereador das Freguesias, Diamantino Sabina.

A Câmara Municipal apoiou a Junta de Veiros com um subsídio total no valor de 40 mil euros destinado à aquisição de imóvel, decorrente da política municipal de apoio à aquisição de sedes de Junta de Freguesia, de que esta era a mais carenciada, fechando o ciclo das 7 assumido pelo actual Executivo.

O posto dos Correios foi o último serviço a ser transferido da antiga sede para o novo espaço, concluindo o processo de mudança que começou no mês de Janeiro.

A nova sede acolhe os serviços da Junta de Freguesia, o espaço internet, formação em Novas Tecnologias e o serviço Multibanco. Pese faltarem ainda alguns pormenores, como os arranjos exteriores, é visível o salto qualitativo nas condições de atendimento e na dignificação do trabalho autárquico. Tal se ouvia de uma Veirense, quando entrava pela primeira vez: “Ai que lindo!”.

Entretanto, como planeado, tiveram início no dia 9 de Fevereiro, as obras do arranjo urbanístico do Centro Cívico, num investimento de 258.662,58 €. Esta empreitada prevê precisamente a demolição do velho edifício da Junta, de facto o que se encontrava em pior estado das 7 freguesias.

Com um prazo de execução de 8 meses, a obra tem uma área de intervenção de 3400 m2, reforçando-se a centralidade da freguesia, que agora se expandiu até ao edifício que ontem se abriu à população.