Cicloria promove o Concurso Nacional Pedalar XXI

segunda, 21 de março 2011

O Concurso “PedalarXXI” tem como objectivo promover a utilização da Bicicleta como meio de deslocação suave, através do envolvimento em actividades de projecto que façam uso de princípios conceptuais relacionados com sensibilização rodoviária, sociocultural, ambiental e de saúde.

Pretende-se que o Concurso estimule o gosto pela experimentação e promova hábitos de cidadania conducentes a um desenvolvimento sustentável.

Desta forma, apela-se ao carácter imaginativo do público-alvo, à partilha de experiências, bem como ao fortalecimento dos conceitos de participação pública e de cidadania, considerando que os projectos a desenvolver deverão na medida do possível envolver toda a comunidade escolar e local.

Serão estabelecidas duas categorias de concurso, que irão corresponder aos seguintes níveis de ensino:

Categoria A – 3º CEB
Categoria B – Ensino secundário

Pretende-se que os concorrentes avaliem a Pegada Ecológica da escola e elaborem uma carta de intenções, com vista à melhoria da Pegada Ecológica no que se refere à secção da mobilidade e que efectuem um percurso de bicicleta (casa escola ou escola- local público), identificando os obstáculos e/ou facilidades encontradas ao longo do percurso. Este percurso deverá ser registado em vídeo e/ou fotografia e comentado pelos alunos enfatizando os seus aspectos mais relevantes.

 

Calendário

Inscrições – até 10 de Abril

Envio dos trabalhos candidatos a concurso – até 23 de Maio

Divulgação dos trabalhos premiados – até 27 de Maio

Cerimónia de entrega de prémios – 5 de Junho

 

Para mais informações visite: http://cicloria.org.pt/index.php ou facebook.com/CicloRia.