Estarreja apaga as luzes na Hora do Planeta

Sábado, 26 Março – 20H30 às 21H30

quarta, 23 de março 2011

O Município de Estarreja declara que se associa à iniciativa da organização global de conservação de natureza WWF – Hora do Planeta e que se compromete a desligar por 60 minutos, durante a Hora do Planeta, as luzes dos seguintes monumentos:

. Edifício dos Paços do Concelho
. Biblioteca Municipal
. Casa da Cultura
. Iluminação pública do centro da cidade

Na Hora do Planeta 2011, pede-se ao mundo que:

• Desligue as luzes pela Hora do Planeta às 20:30 de Sábado 26 de Março de 2011, celebrando o seu compromisso com o planeta e juntando-se a milhões de pessoas em todo o mundo;

• Partilhe histórias e acções que beneficiam o planeta em wwf.pt ou na página do Facebook da WWF em Portugal;

• Vá para além da hora – encetando acções sustentáveis numa base diária;



Hora do Planeta – O que é?

A Hora do Planeta é a maior iniciativa de luta mundial contra as alterações climáticas; é promovida pela WWF, a organização global de conservação.

Teve início em 2007, na cidade australiana de Sidney. A intenção foi, na altura, alertar de forma simbólica – apagando as luzes por uma hora – a população australiana para a necessidade de protegermos o Planeta contra os efeitos das alterações climáticas. Dois milhões de pessoas desligaram as suas luzes.

A expectativa inicial era de reduzir 5% do consumo de energia eléctrica da cidade durante os 60 minutos do evento. O resultado, porém, foi o dobro do esperado: 10,2% de redução no consumo.

Em 2008 mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo participaram na Hora do Planeta. Em 2009, foi o ano de todas as expectativas serem superadas: Portugal adere pela primeira vez a esta campanha com 11 cidades entre as mais de 4 mil em todo o mundo e cerca de 1.2. mil milhões de pessoas a aderirem a esta causa.

Batem-se ainda recordes no uso das redes sociais e internet para divulgação da campanha e demonstrações de apoio, 1.3 milhões de amigos nas redes sociais (em Portugal, houve mais de 10 mil referências em websites e blogues ao evento) e 4.8 milhões de buscas ao termo “Hora do Planeta” nas 24 horas que antecederam o evento.

Em 2010, mais de 1.2 mil milhões de pessoas aderiram à Hora do Planeta em cerca de 5000 cidades, 26 das quais portuguesas. Este ano, espera-se que a participação na Hora do Planeta seja ainda maior e que milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo em Portugal, possam aderir a esta iniciativa simbólica de apagar as luzes por uma hora, a 26 de Março.

A campanha deste ano desafia os participantes a irem para além da hora e adoptar práticas sustentáveis no seu dia-a-dia, de forma a reduzir a sua pressão sobre os recursos naturais, incentivando-se o uso de transportes públicos e de outros meios de locomoção amigos do ambiente, o consumo de produtos certificados, pequenos gestos no dias a dia que podem fazer a diferença.

No sábado, 26 de Março de 2011, entre as 20H30 e as 21H30, cidadãos e empresas em todo o mundo apagarão as suas luzes durante uma hora, a Hora do Planeta, para mostrar como unidos podemos fazer a diferença na luta contra alterações climáticas.

O evento simbólico pretende estimular indivíduos, empresas e comunidades a tomarem medidas para reduzir as suas emissões de carbono numa base contínua e diária.

Registe-se em wwf.pt e junte-se aquele que já é o maior movimento voluntário contra o aquecimento global: a HORA DO PLANETA.