Autarquia apoia estudantes mais desfavorecidos

BOLSAS DE ESTUDO DO ENSINO SUPERIOR 2010/2011

segunda, 28 de março 2011

10 estudantes do ensino superior receberam das mãos do Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, as primeiras mensalidades das Bolsas de Estudo do Ensino Superior 2010/11. A autarquia apoia, desta forma, estudantes com mais dificuldades económicas, motivando os jovens a prosseguirem os seus estudos e ajudando à sua formação qualificada.

O apoio financeiro aos jovens economicamente desfavorecidos, é um investimento do município nas suas capacidades para uma “terra mais qualificada”, salientou José Eduardo de Matos. O orçamento municipal tem vindo a reduzir, 21% nos últimos dois anos, mas “teimamos em manter estes apoios e estas bolsas numa área que não é da competência do município porque queremos sinalizar a importância deste apoio”, traduzindo, concluiu o autarca, a confiança nos nossos jovens, para que  não tenham medo de enfrentar o futuro.

Andreia Marquez está no último ano do curso de Turismo, em Coimbra, e para a sua família esta é uma “boa ajuda” para suportar as inúmeras despesas. Num cenário complicado, estando a mãe desempregada, este apoio veio “mesmo a calhar”, afirmou a jovem estudante.

“Qualquer apoio é sempre uma boa ajuda”, diz Rui Pedro Teixeira, estudante de Ciências do Desporto, também em Coimbra. O montante global que vai receber do Município servirá para “pagar metade das propinas, é uma boa ajuda”, para quem tem um orçamento familiar reduzido.

Os 10 candidatos seleccionados receberão um valor mensal de 50 € durante um período de 10 meses, correspondente ao ano escolar, totalizando 5000 € dos cofres municipais.

Como contrapartida da atribuição da Bolsa de Estudo, cada bolseiro deverá prestar, em regime de voluntariado, duas semanas de serviço à comunidade.

» Mais informações no Balcão Virtual do website do Município na pasta Juventude
Link directo http://www.cm-estarreja.pt/main/balcao_virtual.php?seccao=280