ESTalento procura o melhor pequeno cantor de Estarreja

terça, 29 de março 2011

As escolas do 1º ciclo do ensino básico estão já a escolher o seu representante para a Final do Concurso ESTalento'11, marcada para 7 de Maio, no Cine-Teatro de Estarreja. Entre 171 alunos, serão escolhidos 14 representantes de cada escola do concelho.

O ESTalento surge na sequência do trabalho que se tem vindo a desenvolver nas AEC – Actividades de Enriquecimento Curricular com o objectivo de distinguir os alunos inscritos ao nível da sua aptidão musical, mais concretamente no domínio vocal.

A organização do concurso é da responsabilidade da Câmara Municipal de Estarreja e do Projecto PETIz – Universidade de Aveiro, entidade dinamizadora das AEC, em parceria com os Agrupamentos de Escola de Avanca, Estarreja e Pardilhó.

A fase de apuramento está a decorrer nas próprias escolas e teve início no dia 17 de Março, na EB1 de Canelas, terminando em Pardilhó, no dia 30, às 15h30, com 27 alunos candidatos.

Fechadas as eliminatórias nas escolas, decorrerá a preparação para a Gala Final, dos 14 concorrentes, entre 26 de Abril a 6 de Maio. A Gala Final está agendada para o dia 7 Maio, sábado, às 21h00, no Cine-Teatro de Estarreja.

OBJECTIVOS

a) Estimular o gosto pela música;
b) Sensibilizar as crianças através da música, proporcionando uma maior abertura cultural;
c) Fomentar a interactividade das crianças com a música;
d) Desenvolver capacidades ao nível da memorização, da interpretação e da expressão;
e) Cultivar laços de amizade entre os participantes oriundos das diferentes escolas;
f) Incentivar a revelação de novos intérpretes;
g) Promover a cultura musical e o gosto pelas artes de palco;
h) Proporcionar às crianças a vivência de uma grande produção de espectáculo como intérpretes.