Crianças vão aprender a reciclar papel

Campanhas de educação ambiental nas Escolas do Concelho

quarta, 30 de março 2011

“O Rabiscas” continua a percorrer as escolas do concelho para sensibilizar os alunos para as questões ambientais. O Programa de Educação Ambiental da Câmara Municipal de Estarreja promove, entre 30 de Março a 9 de Maio, ateliês de papel reciclado, destinados às crianças do pré-escolar e do 1º ciclo.

Esta acção que começa hoje, denominada "O Rabiscas – Lápis de Cor Laranja", vai envolver 877 alunos, em 44 sessões que irão ser realizadas.

As crianças vão aprender a fazer papel reciclado, interiorizando o conceito de uma forma concreta, praticando. Este tipo de actividade constitui uma forma diferenciada de estimular e motivar a comunidade escolar a tratar a temática dos resíduos, fazendo elas próprias folhas de papel reciclado que posteriormente utilizarão das mais variadas formas.

Escolas aderentes: Agro, Congosta, Pinheiro, Laceiras, Sto Amaro, Póvoa, Mato, João de Deus, EB1 Padre Donaciano, Terra do Monte, Canelas e Vale Castanheiro

Até agora, o programa de educação ambiental "O Rabiscas", que vai alterando a sua cor de acordo com a área de actuação, incluiu a realização de acções sobre compostagem e agricultura biológica, plantas aromáticas e a plantação de árvores, envolvendo 1343 alunos.

A Educação Ambiental constitui o vector estratégico de acção no desenvolvimento sustentável do Município. Educar as futuras gerações, formando cidadãos ambientalmente responsáveis, continua a ser uma das prioridades da autarquia.

“Casa Portuguesa” apela às boas práticas ambientais

Também esta semana, está a decorrer a campanha de sensibilização ambiental “Casa Portuguesa”, desenvolvida em parceria com a SUMA.

O mote – “Numa Casa Portuguesa fica bem, Cidadania sobre a Mesa” – apela às boas práticas ambientais como mais um elemento imprescindível que deve figurar em todos os lares.

Esta acção, que terá como público-alvo os alunos do 1º ciclo, associa, a cada uma das divisões da casa, rotinas e práticas que podem ser facilmente implantadas por todos os membros da família, e que garantem uma adequada gestão e salvaguarda dos recursos naturais, como a energia, as matérias-primas e a água, bem como dos recursos financeiros.

Pretende-se, desta forma, que cada família seja uma referência para os seus e para outros núcleos familiares, e que promova a transmissão de atitudes pró-ambientais e de gestão sustentável dos resíduos, reflectindo-se esses princípios também fora de portas, no exercício da Cidadania como aspecto fundamental para a salvaguarda da Urbanidade.

Rotinas como Reduzir, Reutilizar e Reciclar são também veiculadas como essenciais para garantir um presente e um futuro sustentáveis para as gerações actuais e futuras.