Cine-Teatro de Estarreja: 100CENAS abre o 2º trimestre!

quarta, 30 de março 2011

Logo no início do 2.º trimestre de 2011 no Cine-Teatro de Estarreja, o mês de Abril contará com três interessantíssimas propostas de teatro no âmbito do 100CENAS – Mostra de Artes Performativas:

- 1974 (Sáb.2Abr.), pelo Teatro Meridional (produção TNDMII) e com música de José Mário Branco, que nos propõe uma reflexão sobre a identidade lusa, a partir de três importantes períodos da História de Portugal do último século: a Ditadura, a Revolução de Abril e a entrada de Portugal na Comunidade Europeia, reflectindo ainda a nossa contemporaneidade. Uma grande produção a não perder.

- Fabula Buffa (Sáb.16Abr.), pelo Teatro Pícaro (Itália), uma comédia trágico-grotesca sobre o poder do riso criada por dois dos melhores intérpretes de Commedia dell'Arte da actualidade.

- Pedro e Inês (Qui.21Abr.), uma narrativa profundamente enraizada na cultura e na tradição portuguesa revista pelo Teatr’O Bando (produção CCB), com Miguel Borges e Susana Blazer no elenco.

Outras propostas integram ainda o 100CENAS – Mostra de Artes Performativas:

- Na área da dança apresenta-se a criação Talk Show (Sáb.9Abr.), de Rui Horta uma obra para quatro intérpretes e duas colunas de som. Um questionamento sobre o corpo enquanto sistema comunicante e sobre o seu desaparecimento ao longo da vida no território maior da sua evidência, o amor.

- Para os mais novos (10 aos 14 anos) o Serviço Educativo propõe uma Oficina de Movimento/Dança & Desenho (11 a 15Abr.,10h e 15h), onde o corpo humano será o tema principal desta pesquisa, a partir de cujas linhas se pretende descobrir novas danças no papel, no espaço e nos figurinos.

- Especialmente apresentado no dia 25 Abril (16h), Dura Dita Dura, pelo Teatro de Ferro, é um espectáculo de marionetas para todas as idades acerca da atmosfera de terror surdo que reinou durante meio século num país onde as paredes tinham ouvidos.

Em Abril, na área da música, destacam-se os concertos de Small Sur (Sex.21Abr.), com a sua folk contemplativa; e o espectáculo de fado Vida (Sab.30Abr.) com Jorge Fernando e Fábia Rebordão.

Jorge Fernando, que já tocou com Amália, ajudou a projectar as carreiras de gente como Mariza ou Ana Moura e escreveu para Camané, traz-nos a sua mais recente descoberta que leva o nome de Fábia Rebordão.

Um dia antes (29Abr.22h) a Associação Com.Cenas/ Kritikus de Águeda, apresenta o espectáculo de stand-up-comedy Zapping.

Em Maio os destaques vão para:

- A Comédia Musical Encalhadas! (Sex.6Maio).

- Quarto Interior (Sáb.14Maio) pelo Circolando (Novo Circo). Com um teatro dançado, sem palavras e próximo da poesia, Quarto Interior fala-nos dos quartos que transcendem a geometria. O Serviço Educativo preparou ainda uma Oficina às 11h do dia de apresentação, onde a Circolando partilhará com o grupo de participantes este modo de fazer um teatro dançado.

- A tour Accoustic Front (Sex.20Maio) que passará pelo Bar CTE para a apresentação dos projectos folk de The Great Park, Binoculers e Azevedo Silva.

- O regresso de Sérgio Godinho (Sáb.21Maio), que prepara para 2011 o seu 21º disco de originais.

- O espectáculo comunitário Em Viagem (Sáb.28Maio), do Trigo Limpo Teatro Acert, onde participarão elementos diversos da comunidade, após participação nos dias anteriores em Oficinas de formação em construção (de vime), movimento e interpretação. Os voluntários para participar neste projecto comunitário deverão inscrever-se (participação gratuita) pelos  telefones 234811300, 92651668 ou pelo E-Mail Cineteatro@Cm-Estarreja.Pt .

No início de Junho (Dom.5,16h), apresentar-se-á A Casa, de Aldara Bizarro, um projecto de dança/arte comunitária, que se alicerça num conjunto de entrevistas recolhidas e filmadas na população.

Junho é mês de festim, e o primeiro concerto em Estarreja será integrado nas Festas de Sto.António, da Cidade e do Município de Estarreja: Ritinha Lobo (Qui.9Jun.) abraça a África lusófona no seu repertório, para uma festa em português e em crioulo.

A 18 de Junho comemora-se o 6.º Aniversário da Reabertura do CTE, com um concerto festim de excelência, Le Trio Joubran, onde a intensidade da música do alaúde se torna numa experiência única.

A 24 de Junho Estarreja é bafejada com os ventos do norte de Espanha com o carismático e brilhante gaiteiro galego Carlos Nuñez. E a finalizar a passagem do festim por Estarreja, os catalães La Troba Kung-Fú (Sáb.2Jul.) trazem ao CTE a sua bombástica fusão de rumba catalã com os ritmos da cumbia ou do reggae, num concerto com sentido único para a festa.

Ainda na área da música, Junho contém ainda a apresentação do concerto encenado de cabaret-rock dos aveirenses Rouge (Qua.22Jun.), e já em Julho o CTE oferece uma das últimas oportunidades para assistir ao vivo ao projecto Foge Foge Bandido (Sex.1Jul.) de Manel Cruz, uma vez que este notável músico já determinou o fim deste intento que deixará a sua marca na música portuguesa, tal como sucedeu com os anteriores Ornatos Violeta, Pluto e Supernada.

www.cineteatroestarreja.com