ESTARREJA COMPARTILHA Programa de cidadania atinge os 100 voluntários

quinta, 31 de março 2011

O Estarreja Compartilha ultrapassou a marca dos 100 Membros de Partilha (MP). Este programa de cidadania, que vai fazer dois anos em Junho, está a ter uma adesão muito positiva dos jovens. “É bom saber que os estarrejenses estão a aderir a um projecto da nossa cidade que é para ela e para os seus habitantes”, reage com satisfação Christian Neves, MP número 5.

Ser MP “é darmo-nos, um pouco, aos nossos conterrâneos. É dar um pouco do nosso tempo à nossa terra. É pormos os estarrejenses activos!”, considera Ana Oliveira Neves, que se sente orgulhosa por ser o Membro de Partilha número 1.

Apesar do programa estar também aberto a seniores, os MP são essencialmente jovens entre os 17 e os 26 anos. 66,6% dos inscritos têm entre 18 a 20 anos. Este programa nasceu “de um desafio lançado internamente, com o objectivo de termos pessoas envolvidas com as actividades e programas municipais, participando civicamente nos mesmos”, explica o vice-presidente da autarquia, Abílio Silveira.

O autarca considera que “os objectivos foram mais do que ultrapassados, com uma excelente integração essencialmente dos jovens nas actividades municipais, numa partilha de experiência e vivências com os menos jovens”.

Diana Marques, estudante 12ºano, 18 anos, é o MP número 101. Informou-se sobre o programa através do site do Município, tendo achado “interessante e importante em termos de currículo”. A primeira função que teve foi como assistente de sala no Cine-Teatro de Estarreja. “Estou a gostar. Acho que vale a pena estar cá. Esta é uma boa experiência, sem dúvida nenhuma! É sempre bom ocupar tempos livres com este tipo de actividades”.

Cristiana Barbosa, 18 anos, quer extrair do Estarreja Compartilha o “máximo de experiência possível”. Membro de Partilha praticamente desde o início do projecto, tinha 16 anos, sendo o número 47, esta estudante já participou em várias acções municipais como os Campos de Férias, o Dia Mundial da Criança ou as Mini-Olimpíadas. “O balanço é bom”. Esta sua participação “trouxe experiência e responsabilidade. Faz-nos crescer!”, exclama acrescentando que “é muito bom para ganharmos experiência, com vista a um futuro profissional”. Por outro lado, Cristiana considera-se uma estarrejense mais informada e mais ligada ao seu município.

Ao participar nas acções do município como voluntária, Ana Alves, estudante do 12º ano, 17 anos, considera que está a evoluir em termos pessoais, desenvolvendo novas capacidades, tal como ser mais autónoma. Salienta o contacto com as pessoas e procura “tirar partido dessas experiências, que são muito boas e que nos enriquecem”. Por esse motivo e enquanto tiver tempo, Ana pretende continuar a participar. A MP nº 62 fica admirada quando sabe que o número de voluntários chega aos 100. “Não estava à espera da adesão de tantos jovens!”.


O TESTEMUNHO DOS JOVENS EM DISCURSO DIRECTO…

NOME Ana Oliveira Neves
MP nº 1
OCUPAÇÃO Estudante de Economia na Universidade de Aveiro
IDADE 19 anos

- É o Membro de Partilha número 1! Passados 2 anos, e após 100 inscrições, fica orgulhosa por ter sido a primeira MP? Fico muito contente por este projecto ter tido tanto sucesso entre os jovens do concelho e fico extremamente orgulhosa por ter sido a número 1 desta iniciativa.
 
- Quais os motivos que a levaram a inscrever-se? Tudo começou com uma aproximação da Escola Municipal de Desporto, nomeadamente da Professora Cristiana por esta me ter ajudado, a mim e ao meu grupo, num trabalho de Área de Projecto. Os laços estreitaram-se e quando nos deu a conhecer esta iniciativa da Câmara Municipal inscrevemo-nos logo.
 
- O que é ser Membro de Partilha? Ser MP é darmo-nos, um pouco, aos nossos conterrâneos. É dar um pouco do nosso tempo à nossa terra. É pormos os estarrejenses activos!
 
- Há alguma experiência em especial que a tenha marcado? Bem, eu só participei em dois eventos: nos Campos de Férias do Verão de 2009, estando envolvida em duas semanas e nos Jogos Sem Fronteiras. Gostei bastante dos campos de férias, pois lidei com muitas crianças, com as suas personalidades e isso ajudou-me a desenvolver o meu sentido de responsabilidade.

- Algum conselho que queira deixar aos jovens que desconheçam o projecto Estarreja Compartilha? Este projecto tem, sem dúvida, uma capacidade de formar personalidades, de amadurecer ideias, pois todas as iniciativas realizadas requerem responsabilidade e muita entrega, pelo que serão aconselhadas a todos os jovens.
 

NOME Christian Fernandes Neves
MP nº 5
OCUPAÇÃO Estudante de Ciências Biomédicas na Universidade de Aveiro
IDADE 19 anos

- É o Membro de Partilha número 5! Passados 2 anos, e após 100 inscrições, fica orgulhoso por ter sido um dos primeiros MP? Fico muito orgulhoso. Quando conheci alguns dos meus novos colegas MP, e me disseram o código deles, fiquei entusiasmado porque parecia que pertencia à "velha guarda". É bom saber que os estarrejenses estão a aderir a um projecto da nossa cidade que é para ela e para os seus habitantes.
 
- Quais os motivos que o levaram a inscrever-se? Eu considero-me uma pessoa muito responsável em tudo o que faço e até agora tenho cumprido com todos os objectivos a que me proponho. Quando soube que uma das colaborações mais importantes seria cuidar de crianças, soube que tinha feito uma boa escolha em me inscrever, porque consigo colocar-me ao nível deles, divertir-me como se fosse mais uma criança e ao mesmo tempo ter a capacidade de os conseguir manter em segurança.
 
- O que é ser Membro de Partilha? Para mim, já o próprio nome diz tudo, é ser alguém capaz de partilhar, alguém que está proposto a trabalhar por um fim benéfico.
 
- Em que eventos participou? Jogos Sem Fronteiras 2009, Campos de Férias de Verão 2009, Campos de Férias da Páscoa 2010, Mini Olimpíadas do Antuã 2010, Festival Sénior 2010, Passeio Turístico +55 2010. Neste momento colaboro no Complexo de Desporto e Lazer desde Dezembro de 2010.
 
- Há alguma experiência em especial que o tenha marcado? As dos Campos de Férias são sempre muito marcantes. As crianças fazem perguntas que não lembram a ninguém e quase sempre têm uma resposta mais engraçada que a pergunta que fazem. Mas há um momento que me marcou nos Campos de Férias de Verão onde tinha três irmãos americanos que falavam muito pouco português e então eu fiquei com eles. Nesse mesmo ano, fui passar o Natal aos Estados Unidos e o jornal, feito por portugueses residentes na América, falava de um rapaz filho de portugueses a quem descobriram Leucemia. Vejo a fotografia do menino e pareceu-me conhecido, ele já não tinha cabelo e vim a comprovar que era ele quando vi o seu nome. Ainda tentei entrar em contacto mas não consegui. Eu tinha uma fotografia dele e enviei por email aos familiares em Portugal com uma mensagem de apoio, mas até agora não soube mais nada.  Mas independentemente de tudo, sei que naquele verão ele passou uma semana muito divertida e eu colaborei para isso.
 
- Algum conselho que queira deixar aos jovens que desconheçam o projecto Estarreja Compartilha? O projecto é muito interessante, pois colabora-se em várias actividades: cuidar de crianças nos campos de férias, cuidar do nosso ambiente, das nossas florestas, ser assistente de sala no Cine-Teatro… São tarefas muito diversificadas e qualquer uma delas pode-se adequar ao gosto de cada um. Participar neste tipo de projectos é sempre muito importante e a vários níveis, ou seja, satisfaz-nos saber que ajudamos a nossa cidade, que ganhamos experiência na colaboração, tanto nas actividades propostas como nas situações inesperadas (tranquilizar os pais preocupados, tentar que as crianças comam tudo…) e acima de tudo os jovens podem ter a certeza que se divertem imenso nestas colaborações.
 

O PROJECTO…
Criado pela Câmara Municipal em 2009, o Estarreja Compartilha convida jovens e seniores a estabelecer relações solidárias, participando de forma voluntária, em actividades e acções municipais das mais variadas áreas e, em simultâneo, adquirindo valores e experiências.

Podem-se candidatar estudantes não trabalhadores entre os 16 e os 25 anos e Seniores a partir dos 55 anos, reformados ou pensionistas. Os jovens terão oportunidade para adquirirem experiência e até enriquecer o seu curriculum. Os seniores contribuir com a sua experiência e ocupar o tempo livre.

Os Membros de Partilha têm direito a um seguro de acidentes pessoais e a uma comparticipação, como ajuda de custo, de 1€/hora, num máximo de 100 horas/mês.

ÁREAS DE ACTIVIDADE
Vigilância das Crianças nas Refeições nas Escolas
Prolongamento Escolar dos Jardins-de-Infância e 1º Ciclo
Vigilância no Transporte de Crianças
Rede Social
Eventos Desportivos
Campos de Férias
Gestão Desportiva
Vigilância de Equipamentos Desportivos
Vigilância de Parques Infantis
Assistentes de Sala do Cine-Teatro de Estarreja
Assistentes de Animação
Assistentes de Acção Cultural
Protecção Civil
Assistentes do Centro Interpretação Ambiental do BioRia

INSCRIÇÕES
GAME – Gabinete de Atendimento do Munícipe de Estarreja
Edifício dos Paços do Concelho
Horário de funcionamento
Segundas: 9h – 19h30 | Terça a sexta: 9h – 16h
Tlf: 234 840 600
Website: www.cm-estarreja.pt